Guarda responsável é chave para reduzir os índices de abandono de pets

CRMV-SP e CCR Nova Dutra promovem campanha educativa “Nunca abandone seu melhor amigo!”
Comunicação CRMV-SP

Se já havia uma carência de dados estatísticos oficiais sobre abandono de animais no Brasil, não foi durante a pandemia que esta lacuna foi suprida. Justamente neste cenário de grandes dificuldades sanitárias e socioeconômicas, situações que configuram maus-tratos, desassistência e abandono de animais ocorreram com mais frequência.

Para contribuir com a conscientização sobre a guarda responsável e o combate ao abandono de pets e seus agravantes, neste período de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP) lança a campanha “Nunca abandone seu melhor amigo!”, em parceria com a concessionária CCR Nova Dutra.

A ação envolve campanha digital, campanha educativa pela Rádio CCR FM Nova Dutra, fixação de faixas em pontos estratégicos da Rodovia Presidente Dutra, disponibilização de conteúdos em cartazes para download e fixação em estabelecimentos, além de folder educativo que também pode ser baixado.

Em todo o mundo, cães e gatos foram abandonados devido ao medo de que os animais pudessem ser fontes de transmissão do novo coronavírus (Sars-CoV-2), que provoca a Covid-19. “No entanto, não há evidências científicas de que os pets possam transmitir esse vírus”, alerta a médica-veterinária Rosangela Ribeiro Gebara, integrante da Comissão Técnica de Bem-estar Animal (CTBEA) do CRMV-SP.

Desinformação

Ainda há muita desinformação sobre o assunto e, muitas vezes, reforçada pela circulação de notícias falsas. Além disso, ao receberem a orientação de evitar passear com o animal e de aumentar os cuidados de higiene com o pet, algumas pessoas interpretam, erroneamente, que ele pode transmitir o vírus.

“Na verdade, essas recomendações se devem ao fato de que, assim como nós podemos encostar nossas roupas em um local contaminado e trazer o vírus para dentro de casa, o animal pode trazer no pelo ou nas patinhas”, explica Rosangela, esclarecendo que, a manutenção da higiene do pet, da casa, roupas e objetos, a prevenção contra a contaminação é efetiva.

O impacto financeiro e as mudanças na rotina e nas configurações familiares também podem ter contribuído para aumento do abandono

Abandono é crime

Além de prática cruel, abandonar um animal é crime, conforme a Lei Federal nº 9.605/98, que estabelece pena de prisão e multa, as quais podem ser aumentadas se o ato resultar na morte do animal.

“Em alguns casos, juízes também têm se apoiado na Resolução nº 1236/18, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), para balizar análises de casos”, comenta Rosangela sobre a norma que elenca definições de crueldade, abuso e maus-tratos contra animais.

Com o isolamento social, as chances de animais de rua receberem algum alimento ou assistência são reduzidas

(Rosangela Ribeiro Gebara)

Vulneráveis

O Guia Prático para Avaliação Inicial de Maus-tratos a Cães e Gatos, lançado pelo CRMV-SP em 2018, também tem sido matéria de apoio para outras esferas da sociedade, além da classe médica-veterinária. Pois nas ruas, os pets ficam vulneráveis a diversos riscos. “Além de passar fome, sede, frio e medo, ficam expostos a doenças e risco de atropelamentos e de sofrerem violência”, argumenta a médica-veterinária

Quando não houver condições de ficar com o pet, o tutor deve viabilizar um novo lar, que tenha condições de arcar com as despesas

Outro agravante é o risco à saúde coletiva, uma vez que muitas doenças que afetam animais, as chamadas zoonoses, também atingem o ser humano, como é o caso da raiva e da leishmaniose. Isso significa que o abandono também configura um problema de saúde pública. A responsabilidade pela vida do animal é sempre do tutor.

LEIA MAIS SOBRE COMO CUIDAR DO SEU PET

Como lidar com comportamentos atípicos que o isolamento pode causar aos pets

Reserve um tempo para brincar com seu pet

Tutores de pets devem redobrar os cuidados com o uso de produtos de limpeza

Pets precisam de atenção especial com a chegada do inverno

LEIA MAIS SOBRE CRIME CONTRA ANIMAIS

Crimes contra animais também aumentam na quarentena e exigem atenção redobrada

Maus-tratos a animais devem ser monitorados e nortear políticas públicas de saúde e segurança

Abandonar animais configura maus-tratos e é crime previsto em lei

CRMV-SP lança guia para avaliação de maus-tratos a cães e gatos

Relacionadas

Matéria
Pessoas sentadas na recepção de uma clínica veterinária. A sala tem paredes brancas e piso de madeira bege, nba frente da imagem 2 cães adultos sentados no chão.
Happy weekends, true positive emotions of young joyful woman with cut curly hair having fun with little dog in falling golden tinsels on couch in modern apartment
Dois leões deitados em um recinto de zoológico

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br