Guia de Uso Racional de Antimicrobianos para Cães e Gatos é apresentado em São Paulo

Material técnico foi elaborado pelo médico-veterinário Rodrigo Rabelo a pedido do Mapa e em parceria com o CFMV
Texto: Comunicação CFMV adaptado / Imagem: Comunicação CRMV-SP

O Guia de Uso Racional de Antimicrobianos para Cães e Gatos foi lançado em julho pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o evento de divulgação nacional ocorreu no dia 6/07, no Condomínio Villa Lobos Office Park, em São Paulo, com a presença do vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Fábio Manhoso, e da presidente da Comissão Técnica de Saúde Ambiental, Elma Polegato.

Elaborado pelo médico-veterinário Rodrigo Rabelo sob coordenação do Mapa e em parceria com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o material técnico oferece, em um formato atrativo e de fácil consulta, elementos básicos para que o médico-veterinário vivencie e promova o uso racional dos antimicrobianos em sua prática diária.

“Este é um documento de muita importância para orientar e alertar a comunidade médica-veterinária e tutores sobre o uso indiscriminado de antimicrobianos e o impacto da saúde animal também na saúde pública. É destacado o papel dos médicos-veterinários na escolha do tratamento dos animais de forma responsável. Parabenizamos a iniciativa e o resultado alcançado pelo excelente trabalho do doutor Rabelo”, afirmou o vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso, durante o evento em São Paulo, representando na ocasião o presidente do Regional, Odemilson Donizete Mossero.

O guia aborda o uso racional de antimicrobianos no ambiente clínico da Medicina Veterinária, com destaque para resistências bacterianas específicas causadoras de doenças em cães e gatos. Além disso, expõe as estratégias de controle e prevenção das infecções, os métodos diagnósticos, as medidas preventivas, e diretrizes para a prescrição veterinária, entre outros.

“Para nós, foi uma honra colaborar com este projeto junto ao Mapa e à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A resistência bacteriana aos antibióticos atingiu seu alerta máximo no mundo e o médico-veterinário precisa assumir sua responsabilidade dentro da Saúde Única de maneira definitiva”, disse Rabelo, selecionado por meio de processo seletivo do Mapa para elaborar o guia.

O documento faz parte das ações do Ministério no âmbito do Projeto Trabalhando Juntos para Combater a Resistência aos Antimicrobianos (EU-OPAS/OMS/OIE/FAO) e do Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no âmbito da Agropecuária (PAN-BR Agro).

Foto coletiva com o vice-presidente do CRMV-SP, a presidente da Comissão de Saúde Ambiental, o médico-veterinário Rodrigo Rabelo, e participantes do evento. Estão todos de pé sorrindo para a câmera.
Participantes do evento em SP, ao lado do vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso, do méd.-vet. Rodrigo Rabelo, e da presidente da Comissão Técnica de Saúde Ambiental, Elma Polegato
Contribuição

A Resistência aos Antimicrobianos (RAM ou AMR, na sigla em inglês) é considerada, por pesquisadores e estudiosos, uma das maiores ameaças ao tratamento de várias doenças e à saúde pública. O uso indiscriminado de antimicrobianos em humanos e animais é considerado a principal causa do desenvolvimento e disseminação da RAM, superando a capacidade dos laboratórios e das indústrias de produzirem novas drogas. Além disso, a falta de água potável e saneamento, e a prevenção e o controle inadequados de infecções promovem a disseminação de microrganismos, alguns dos quais podem ser resistentes ao tratamento.

Na cerimônia de lançamento do documento em julho, o tesoureiro do CFMV, José Maria dos Santos Filho, enalteceu a iniciativa de elaborar um material que servirá como fonte de consulta para médicos-veterinários do País. “Ao contribuir para a construção deste manual, o CFMV cumpre seu papel de órgão de consulta e orientação em questões que envolvem a Medicina Veterinária e a Zootecnia. Esse documento também norteará vários trabalhos internos da autarquia”.

O secretário-geral do CFMV, Helio Blume, que é conselheiro da World Veterinary Association/Associação Veterinária Mundial (WVA) para a América Latina, destacou a relevância do guia como contribuição brasileira à comunidade Veterinária internacional. “A indústria farmacêutica é uma das quatro políticas de atuação da WVA e a resistência aos antimicrobianos está sendo fortemente trabalhada pelo comitê dedicado à pauta, inclusive, como tema de discussão central nos congressos da associação, estabelecendo conexão direta com a saúde única”, ressaltou.

Medicina Veterinária, Zootecnia e Antimicrobianos

Assim como outros profissionais de saúde pública, os médicos-veterinários devem estar atentos ao uso de antimicrobianos. Desde a avaliação sobre a real necessidade de aplicá-los, passando pela escolha da substância, a forma de prescrição, a orientação àqueles que medicam os animais – pets, silvestres ou de produção – até a conduta para a destinação dos resíduos das substâncias.

Como profissional de Saúde Única (humana, animal e ambiental), o papel do médico-veterinário também é relacionado ao apoio e à promoção de ações de uso responsável dos agentes antimicrobianos e de controle e prevenção da resistência de microrganismos patogênicos.

Os zootecnistas também têm um papel fundamental no enfrentamento da RAM. Ao promover a produção animal sustentável, a adoção das boas práticas agropecuárias e o bem-estar dos animais, bem como ao garantir uma nutrição de qualidade e com isso atingir um score corporal adequado e higidez física, os profissionais contribuem diretamente na prevenção das infecções dos animais, no adequado grau de bem-estar e, como consequência, na redução da necessidade do uso de antimicrobianos.

Relacionadas

Pessoas sentadas na recepção de uma clínica veterinária. A sala tem paredes brancas e piso de madeira bege, nba frente da imagem 2 cães adultos sentados no chão.
Happy weekends, true positive emotions of young joyful woman with cut curly hair having fun with little dog in falling golden tinsels on couch in modern apartment
08.01.2025_Mapa_Foto
Cão labrador comendo pedaço de pizza no parque ao lado de mulher jovem vestindo calça jeans e tenis branco.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br