Há 14 anos sem aftosa, São Paulo termina vacinação de rebanho

Termina nesta terça-feira (30), o prazo para a vacinação do rebanho de 11,5 milhões de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa em São Paulo. O último registro da doença no Estado foi feito há 14 anos. Neste mês de novembro, todo o rebanho, independentemente da idade, deve ser vacinado. Na campanha anterior, realizada em maio, apenas os animais até 24 meses foram imunizados.

Os criadores devem comunicar o órgão oficial de defesa agropecuária da região até o dia 7 de dezembro. O pecuarista precisa levar a nota fiscal de compra da vacina e a Declaração de Vacinação e Rebanho, documento que pode ser obtido no site da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA). Segundo a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, depois de preenchido, o documento deve ser entregue no Escritório de Defesa Agropecuária.

Na declaração, é preciso informar a relação de todos os bovinos e bubalinos que foram vacinados e a existência ou não de demais animais dos rebanhos, como equinos, suínos, ovinos e caprinos. O pecuarista que não vacinar será multado e ainda terá os animais imunizados compulsoriamente por técnicos da CDA.

Fonte: Canal Rural (acessado em 30/11/10)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br