Hora é de refletir sobre seu negócio e estreitar o relacionamento com os clientes

Empatia e bom relacionamento com a equipe devem ser tratados como essencial na relação entre empresas e colaboradores
Comunicação CRMV-SP

O momento é de planejamento e foco, alerta Jane Albinati Malaguti, consultora do Sebrae-SP. O empreendedor deverá refletir se o seu negócio continuará sendo viável pós-pandemia e quais os movimentos que precisam ser feitos para gerar mudanças significativas no futuro.

A ocasião é propensa para estreitar o relacionamento com os clientes, em especial aqueles que residem próximo ao negócio. “Ligue, ofereça os serviços e informe sobre os horários de atendimento. Faça promoções dos produtos que estejam no estoque há muito tempo, amplie formas de pagamento e busque parcerias com serviços de entrega a domicílio”, orienta a consultora.

As mídias sociais digitais devem ser usadas como canal de comunicação com o cliente e vendas on-line. “Muitos empresários são relutantes, mas este é um caminho sem volta. Informe-se e faça cursos sobre marketing place, e-commerce e marketing digital e invista nestas ferramentas. Quando a crise passar, considere contratar um profissional especializado nesta área”, orienta Jane.

A empatia e o bom relacionamento com a equipe devem ser tratados como essencial na relação entre empresas e colaboradores. “Os funcionários estão apreensivos e preocupados com seus empregos, por isso, aja com cautela e generosidade. Não é hora de cobrar desempenho e performance. O momento é de acolhimento”, ensina Marco Antonio Gioso, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) e consultor em marketing, gestão e empreendedorismo.

Avalie possibilidades de atualizar os estoques e de implementar linhas de produtos e serviços que protejam ainda mais os clientes

(Jane Albinati Malaguti)

Opções de financiamento

Uma orientação de Gioso é para que o empreendedor busque linhas de créditos com juros mensais mais baixos, que não ultrapassem 5% ao ano, geralmente oferecidas pelo governo. E recomenda que as pequenas empresas não recorram ao crédito bancário para pagar os gastos do dia a dia, já que a rentabilidade do negócio pós-crise pode não ser suficiente para honrar as dívidas.

O apoio de familiares que não tenham sofrido tanto com a crise pode ser uma boa alternativa. “É um caminho positivo, uma vez que não há taxa de juros a serem pagas”, afirma José Donizete Valentina, contador e presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP).

Linhas especiais

Para auxiliar médicos-veterinários e zootecnistas estão sendo oferecidas linhas de crédito especiais, destinadas a atender aos setores produtivo, industrial, comercial e de serviços em situação de emergência devido aos impactos gerados pela Covid-19.

“As linhas de crédito do governo podem ser positivas para suprir demandas pontuais, como a compra de equipamentos ou reformas. Esta é uma opção mais barata em relação ao cheque especial e ao cartão de crédito, que possuem juros mais altos”, afirma Gioso. O prazo para quitação da dívida é de doze anos, com carência para início do pagamento até 31 de dezembro de 2020.

Conquista do Sistema

A conquista é fruto do trabalho do Sistema CFMV/CRMVs, que formalizou pedido junto ao Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste, instituída pela Resolução nº 4.798/2020, do Banco Central do Brasil.

O crédito abrange investimento fixo ou misto (até R$ 200 mil reais) e capital de giro isolado (até R$ 100 mil reais), incluindo despesas de custeio, manutenção e formação de estoques, encargos de salários e contribuições, com taxas efetivas de juros de 2,5% ao ano.

Serviço:

O Sebrae-SP está funcionando 100% remoto e digital, com novas ferramentas e capacitações a distância:

– fale com um consultor, gratuitamente, ligue para 0800 570 0800 ou acesse o portal sebraesp.com.br;

– para cursos gratuitos on-line, acesse https://solucoes.sebraesp.com.br/?codUf=26;

– para tirar dúvidas acompanhe as transmissões ao vivo, diariamente, às 17h, de consultores do Sebrae, no Youtube e no Facebook.

– acesse a coletânea de programas de financiamento e créditos emergenciais oferecidos a pequenos, médios e grandes empresários, em instituições públicas e privadas: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Artigos/Artigos%20Home/20200403_Linhas-de%20Credito-IFs_V02.pdf

O médico-veterinário Marco Antonio Gioso, professor da FMVZ-SP, lançou um trabalho de mentoria, via WhatsApp, destinado a empresários que buscam interagir com outros profissionais sobre negócios, capacitação de colaboradores e comportamento em tempos de pandemia de Covid-19. Para partcipar, entre em contato pelo telefone (11) 98926-5555.