I Encontro de Zootecnistas reuniu profissionais na sede do CRMV-SP

Programação contou com a solenidade de entrega do Prêmio Zootecnista Luiz Alberto Fries
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Comunicação CRMV-SP

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) promoveu o I Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo, que fez parte da campanha “Cada vez mais precisão na garantia do bem-estar animal”, realizada em comemoração ao Dia do Zootecnista (13/05).

O evento aconteceu, na última sexta-feira (18), com palestras e a entrega do Prêmio Zootecnista Luiz Alberto Fries. Em seu discurso de abertura, o médico-veterinário Mário Eduardo Pulga, presidente do CRMV-SP, ressaltou a relevância das profissões de Medicina Veterinária e Zootecnia para o País.

“Colaboramos com aproximadamente 22% do PIB do Brasil. Esse é um número expressivo. Por isso, precisamos nos unir e lutar juntos por nossas causas, a fim de mostrarmos nosso protagonismo para a sociedade”, enfatiza Pulga.

A programação teve início com a palestra “Indicadores e Panorama do Ensino Superior da Zootecnia no Brasil”, que abordou o perfil dos alunos de graduação e novas dinâmicas do mercado de cursos. A apresentada foi feita por Célia Regina de Orlandelli Carrer, presidente da Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa da Zootecnia, do CRMV-SP, e por Ana Cláudia Ambiel, que integra a comissão.

Boas práticas e empreendedorismo

Em seguida a Profa. Dra. Andrea Roberto Bueno Ribeiro apresentou a palestra “Melhores Práticas no Bem-Estar Animal na Pecuária Brasileira – exemplos, aprendizados e pesquisas recentes”, que provocou os presentes a refletirem sobre aplicação de novas formas de produção, baseadas em um pensamento menos extrativista e mais focado no conceito de sustentabilidade.

Já o Prof. Dr. Celso da Costa Carrer, em sua palestra “Empreendedorismo e Inovação no Agronegócio”, apontou visões estratégicas aos profissionais. “O protagonismo dos produtos de origem animal cresce no contexto do consumo e, se não estivermos atentos na busca por soluções e melhor gestão, perderemos oportunidades.”

Desafios da produção animal

A necessidade de evolução do melhoramento genético e de nutrição produção de peixes foi abordada na pelo Dr. Fábio Sussel, na palestra “Panorama da Aquicultura no Brasil: é necessário transformar potencial em realidade”. O Prof. Dr. Paulo Marcelo Tavares Ribeiro apresentou estudos de caso ao falar de “Rastreabilidade e Certificação de Carne Bovina”.

A Profa. Dra. Thalita Cucki fechou o cronograma de palestras com o tema “Zootecnia de Precisão: aplicações e desafios”. “Sabemos que não temos um cenário homogêneo no que diz respeito à produção animal no País, mas precisamos contribuir para que produtores saiam do amadorismo para o profissionalismo com uso das tecnologias na tomada de decisão”, afirma.

Zootecnista de destaque

Dando sequência às comemorações, o CRMV-SP realizou a entrega do Prêmio Zootecnista Luiz Alberto Fries à Profa. Dra. Sandra Aidar de Queiroz. Com quase 40 anos de atuação na Zootecnia e um trabalho dedicado ao Melhoramento Genético Animal, Sandra se emocionou pelo reconhecimento e por ter trabalhado por 10 anos diretamente com o zootecnista que dá nome ao prêmio.

Fries e Sandra compartilhavam a paixão pela área de Melhoramento Genético Animal. Ambos acompanharam a evolução desse campo da Zootecnia, determinante para o crescimento do agronegócio brasileiro.

Uma premiação por si só já seria uma honra, agora, o fato de levar o nome de Luiz Alberto Fries a torna mais do que especial

(Sandra Aidar de Queiroz)

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA