O Instituto Biológico (IB-Apta) realiza hoje em Bragança Paulista (SP) o evento “Controle estratégico do carrapato dos bovinos”. O evento é parte da agenda do Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (PROSAF) e tem como objetivo instruir técnicos, proprietários rurais e funcionários que manejam rebanhos bovinos a lidar com esse parasita.
O assunto será abordado pela pesquisadora do IB Márcia Mendes. O encontro tem o apoio da Apta Regional, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag).
O evento será realizado na sede da CATI Bragança Paulista – Av. Dr. José Adriano Marrey Junior, 277, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 5087-1707 e (11) 4033-7336, e pelos e-mails mendes@biologico.sp.gov.br, edr.braga@cati.sp.gov.br e prosaf@biologico.sp.gov.br.
Workshop no IZ
No dia 5 de agosto (sexta-feira), é a vez de o Instituto de Zootecnia (IZ-Apta/SAA) realizar, em Nova Odessa (SP), o “I Workshop Controle do Carrapato-do-boi”. O evento vai mostrar como combater a espécie Rhipicephalus (Boophilus) microplus, parasita que causa grandes prejuízos aos bovinos, especialmente àqueles com elevado grau de sangue europeu.
O objetivo é levar a técnicos que atuam no campo informações recentes de pesquisas sobre a resistência desse parasita aos carrapaticidas. Também serão difundidas formas alternativas de controle como fitoterapia e controle biológico (fungos, bactérias, inimigos naturais e resistência genética do bovino), e discutido o controle estratégico do carrapato na região Sudeste.
Os palestrantes convidados são pesquisadores da área como Márcia Mendes (IB), Cecília José Veríssimo (IZ), Ana Carolina de Souza Chagas (Embrapa Pecuária Sudeste) e John Furlong (Embrapa Gado de Leite). Eles poderão tirar dúvidas de técnicos, produtores e estudantes sobre o controle do parasita.
O workshop será realizado no anfiteatro do IZ – Rua Heitor Penteado, 56, Nova Odessa. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3466-9413 e 3243-0396, pelo e-mail eabramides@terra.com.br ou pelo site www.infobibos.com/carrapato.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (acessado em 01/08/2011)