Ibama apreende 572 animais em pet shop por maus tratos em Santos (SP)

O Escritório Regional do Ibama de Santos realizou operação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente para verificar denúncias de maus tratos a animais em um pet shop, localizado na região. Depois de constatado pelos médicos veterinários que os bichos estavam sofrendo maus tratos, os fiscais do Ibama apreenderam 572 animais, entre silvestres, exóticos e domésticos. Dentre as espécies, estavam aves raras e ameaçadas de extinção.

No local, foi encontrada comida fungada e apodrecida, muito mau cheiro, lixo e sujeira. Havia ninhos de baratas embaixo das gaiolas, veneno de rato próximo aos animais e bichos doentes próximo aos sadios. Os ambientes eram mal iluminados e a ventilação não era adequada. Em algumas gaiolas, não havia água nem alimentos.

Os animais silvestres e exóticos foram levados para o Centro de Triagem Refúgio Mata Atlântica. Os animais domésticos foram encaminhados para os zoológicos da região que tinham interesse em recebê-los.

Segundo a chefe do escritório de Santos, Ingrid Furlan, todas as gaiolas foram marcadas com lacres e tiveram as especificações dos animais anotadas em cada uma para que nada se perdesse. “Não imaginávamos que existiriam tantos animais, considerando que o local é bem pequeno. Precisamos fazer diversas viagens de caminhonete e caminhão da prefeitura. Foi uma operação muito boa e deu tudo certo”, comemora Ingrid.

A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Proteção à Vida Animal (Codevida) e do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

Fonte: Ibama (acessado em 08/10/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40