Ibama reforça parceiras para combater o tráfico de animais

Técnicos da Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama-SP) estiveram ontem (14) no Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) para uma palestra sobre tráfico de animais, animais silvestres em cativeiro e áreas de soltura.

De acordo com o professor da Esalq Marcos Sorrentino, o objetivo do encontro, que está sendo organizado em todo o Estado, é articular instituições e pessoas em Piracicaba em torno da causa do bem-estar dos animais em cativeiro e resgatados pelo Ibama.

O analista ambiental do Ibama-SP Vincent Kurt Lo, explica que há uma articulação entre o instituto e as prefeituras, principalmente as que possuem Secretarias do Meio Ambiente, para implantar campanhas de proteção à fauna, seguindo diretrizes do Ministério do Meio Ambiente.

Kurt Lo abordou as áreas de soltura, para onde são levadas aves que estavam em cativeiro e foram apreendidas pela Polícia Federal. “Os animais são alimentados, monitorados em viveiros abertos e liberados gradativamente à natureza”, contou. Segundo ele, essas áreas ajudam nas pesquisas e manejo, na educação ambiental, na fiscalização e nas ações de conservação ambiental.

O especialista disse ainda que o ciclo entre o animal apreendido e a soltura se fecha quando há a reintegração com a natureza, fomentando, inclusive, o turismo ecológico. Segundo ele, nas áreas de soltura é possível acompanhar todo o processo de reajustamento e de reprodução, dando uma visão global do habitat dos animais em estudo.

Além de Kurt Lo, participaram da palestra a procuradora geral da União Erika Pires Ramos e a técnica da Superintendência do Ibama em São Paulo Isis Akeni Morimoto, que é especialista em educação ambiental.

Fonte: A Tribuna (acessado em 15/10/10)

Relacionadas

CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40