A política da qualidade. Esse diferencial, que é incremento fundamental no mercado lácteo mundial, vem tomando mais espaço entre os produtores de leite brasileiros. A indústria cria linhas de remuneração que favorecem o produtor não pelo volume de leite produzido, mas pela qualidade do produto.
A estratégia principal é estimular o pequeno produtor a participar do processo de melhoramento qualitativo da produção de leite. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem intensificado a fiscalização em propriedades rurais.
Em Minas Gerais, laticínios chegam a pagar 10% a mais pelo leite de qualidade. Grandes empresas do setor como a Nestlé e Danone adotam os resultados qualitativos do leite como prerrogativa para a compra do produto.
O leite melhor é adquirido com adoção de medidas simples: cuidado com a limpeza dos tetos com água clorada e uso de papel toalha para secar o local; identificação de doenças comuns em vacas, como a mastite e medidas de desinfecção.
Fonte: Portal do Agronegócio (acessado em 04/12/2009)