Indústrias nacionais valorizam qualidade do leite

A política da qualidade. Esse diferencial, que é incremento fundamental no mercado lácteo mundial, vem tomando mais espaço entre os produtores de leite brasileiros. A indústria cria linhas de remuneração que favorecem o produtor não pelo volume de leite produzido, mas pela qualidade do produto.

A estratégia principal é estimular o pequeno produtor a participar do processo de melhoramento qualitativo da produção de leite. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem intensificado a fiscalização em propriedades rurais.

Em Minas Gerais, laticínios chegam a pagar 10% a mais pelo leite de qualidade. Grandes empresas do setor como a Nestlé e Danone adotam os resultados qualitativos do leite como prerrogativa para a compra do produto.

O leite melhor é adquirido com adoção de medidas simples: cuidado com a limpeza dos tetos com água clorada e uso de papel toalha para secar o local; identificação de doenças comuns em vacas, como a mastite e medidas de desinfecção.

Fonte: Portal do Agronegócio (acessado em 04/12/2009)

Relacionadas

Imagem aproximada de uma mão de apicultor segurando uma placa de favo de mel com abelhas pequenas andando sobre a placa.
Imagem com um computador ao centro, em cuja tela aparece as informações sobre a Semana do Zootecnista e uma mulher sorrindo com um celular nas mãos.
Em um curral, o profissional zootecnista, com um tablet na mão, de camisa xadrez, calça jeans e botas, está agachado em frente a um bovino.
Galinhas em marrons em um sistema de produção avícola com gaiolas e comedouros.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40