Inspeção de alimentos e nutrição animal são temas de reunião da Câmara Técnica de Medicina Veterinária do CFMV

Grupo conversou sobre a abrangência das profissões de médico-veterinário e zootecnista, e suas transformações nos últimos anos, impulsionadas, principalmente, pelo agronegócio
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

Na manhã desta quarta-feira (14), os integrantes da Câmara Técnica de Medicina Veterinária do CFMV se reuniram na sede do Regional em São Paulo, para dar prosseguimento às discussões quanto à elaboração de proposta de alteração da Resolução CFMV nº 619/1994. O grupo conversou sobre a abrangência das profissões de médico-veterinário e zootecnista, e suas transformações nos últimos anos, impulsionadas, principalmente, pelo agronegócio.

“A atividade do médico-veterinário no agronegócio se destaca no que tange a saúde animal, bem-estar e a garantia dos produtos de origem animal. O zootecnista tem amplo conhecimento em tecnologias relacionadas à produção animal. Ter clareza sobre as habilidades técnicas específicas de cada área é importante para que possamos propor atualizações junto ao Federal”, afirma o presidente do CRMV-SP e da Câmara Técnica, Mário Eduardo Pulga.

Neste segundo dia de reunião, estiveram presentes Ricardo Moreira Calil, presidente da Comissão Técnica de Alimentos do CRMV-SP; Rosemary Viola Bosch, presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica; Carolina Padovani Pires, integrante da Comissão de Responsabilidade Técnica do Regional; os membros da Câmara Técnica, Cícero Araújo Pitombo, Domingos Fernandes Lago Neto e João Vieira Almeida Neto.

Participaram, ainda, Irineu Machado Benevides, ex-conselheiro do CFMV e consultor técnico; Leonardo Soares Burlini, coordenador técnico médico-veterinário do CRMV-SP; e Bruno Fassoni, coordenador Jurídico.

De acordo com Calil, a área de inspeção de alimentos vem sofrendo um enfraquecimento estrutural nos últimos anos. “Há concursos de nível federal que não exigem mais a formação em Medicina Veterinária, assim como poucas faculdades no País que ofertam tal disciplina com professores com experiência na área. O contexto da inspeção é amplo e está sendo negligenciado. Precisamos olhar para isso com cuidado”, disse.

De forma on-line também participaram o presidente do CRMV-AP e integrante da Câmara Técnica, José Renato Ribeiro; Erivânia Camelo de Almeida, assessora da Diretoria do CFMV; e Fernando Zacchi, assessor técnico do Federal.

Relacionadas

Capa do Relatório de Gestão 2015/2021
Na imagem há um pupito e um microfone, e as mãos de uma pessoa que está a palestrar, sem mostrar o rosto.
Imagem de um pedaço de carne de porco, com tomates e azeite ao fundo.
Todos sentados ao redor de três mesas em formação de

Mais Lidas

imagem-padrao-crm2
Foto: Comunicação CRMV-SP
Arte com fundo verde, com uma mão repassando para outra um prato com arroz, feijão, legumes e um bife, e os dizeres em cor branca:
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik