Inspeção de alimentos e nutrição animal são temas de reunião da Câmara Técnica de Medicina Veterinária do CFMV

Grupo conversou sobre a abrangência das profissões de médico-veterinário e zootecnista, e suas transformações nos últimos anos, impulsionadas, principalmente, pelo agronegócio
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

Na manhã desta quarta-feira (14), os integrantes da Câmara Técnica de Medicina Veterinária do CFMV se reuniram na sede do Regional em São Paulo, para dar prosseguimento às discussões quanto à elaboração de proposta de alteração da Resolução CFMV nº 619/1994. O grupo conversou sobre a abrangência das profissões de médico-veterinário e zootecnista, e suas transformações nos últimos anos, impulsionadas, principalmente, pelo agronegócio.

“A atividade do médico-veterinário no agronegócio se destaca no que tange a saúde animal, bem-estar e a garantia dos produtos de origem animal. O zootecnista tem amplo conhecimento em tecnologias relacionadas à produção animal. Ter clareza sobre as habilidades técnicas específicas de cada área é importante para que possamos propor atualizações junto ao Federal”, afirma o presidente do CRMV-SP e da Câmara Técnica, Mário Eduardo Pulga.

Neste segundo dia de reunião, estiveram presentes Ricardo Moreira Calil, presidente da Comissão Técnica de Alimentos do CRMV-SP; Rosemary Viola Bosch, presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica; Carolina Padovani Pires, integrante da Comissão de Responsabilidade Técnica do Regional; os membros da Câmara Técnica, Cícero Araújo Pitombo, Domingos Fernandes Lago Neto e João Vieira Almeida Neto.

Participaram, ainda, Irineu Machado Benevides, ex-conselheiro do CFMV e consultor técnico; Leonardo Soares Burlini, coordenador técnico médico-veterinário do CRMV-SP; e Bruno Fassoni, coordenador Jurídico.

De acordo com Calil, a área de inspeção de alimentos vem sofrendo um enfraquecimento estrutural nos últimos anos. “Há concursos de nível federal que não exigem mais a formação em Medicina Veterinária, assim como poucas faculdades no País que ofertam tal disciplina com professores com experiência na área. O contexto da inspeção é amplo e está sendo negligenciado. Precisamos olhar para isso com cuidado”, disse.

De forma on-line também participaram o presidente do CRMV-AP e integrante da Câmara Técnica, José Renato Ribeiro; Erivânia Camelo de Almeida, assessora da Diretoria do CFMV; e Fernando Zacchi, assessor técnico do Federal.

Relacionadas

Gato de vida livre, em uma calçada
01.04.2024_CANAL_Whatsapp_post_1__MATÉRIA
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento
23.02.2024_Arte_para_divulgacao_do_calendario_de_palestras_orientativas_fevereiro_TWITTER

Mais Lidas

Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40