No dia 16 de agosto, o Instituto de Zootecnia (IZ), da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, com o apoio da CATI –órgão de extensão rural de SP – realizará o II Workshop Controle do Carrapato-do-boi, em que discutirá o tema Resistência do hospedeiro.
O evento que é voltado para a atualização de técnicos de campo, estudantes, professores, pesquisadores e produtores rurais – contará com a presença de especialistas no tema.
Entre os assuntos que serão abordados, destacam-se as descobertas recentes no mecanismo de resistência e imunidade de hospedeiros suscetíveis, com a professora e doutora Isabel K. F. Miranda Santos, do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; e os fatores que afetam a resistência dos bovinos ao carrapato, da pesquisadora do IZ, Cecília José Veríssimo.
Haverá, ainda, uma mesa-redonda, Seleção de bovinos resistentes ao carrapato através de marcadores genéticos: futuro ou realidade? – coordenada pela pesquisadora do IZ Sertãozinho, Maria Eugênia Z. Mercadante. Para compor o debate, foram convidados os palestrantes Marcos Vinícius Barbosa Silva, do Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora (MG); Fernando Flores Cardoso, do Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS); e Roberto Carvalheiro, consultor da empresa Gensys, de Jaboticabal (SP).
Na ocasião, o pesquisador Fernando Cardoso apresentará resultados da pesquisa Seleção Genômica para Resistência ao Carrapato Bovino Rhipicephalus (Boophilus) Microplus nas Raças Hereford e Braford, realizada com mais de 3.500 animais de 10 fazendas da Conexão Delta G – Sul, que visa aplicar a seleção genômica para selecionar bovinos mais resistentes ao carrapato. O consultor Roberto Carvalheiro falará do impacto do uso de touros no controle do parasita.
O objetivo final das pesquisas coordenadas por todos os palestrantes é diminuir o uso de carrapaticidas e as consequências que este acarreta, tais como desenvolvimento de resistência do carrapato aos produtos químicos, resíduos de acaricidas na carne, no leite e no ambiente, além de perdas de desempenho com animais suscetíveis.
Programação
08h00 – Inscrições e credenciamento
09h00 – Abertura: Dr. João José A. de Abreu Demarchi (Diretor Geral do IZ)
09h10 – Fatores que afetam a resistência dos bovinos ao carrapato (Cecília José Veríssimo, Instituto de Zootecnia, Nova Odessa, SP)
10h10 – Café
10h30 – A resistência dos bovinos ao carrapato: novas descobertas (Isabel K. F. Miranda Santos, FMRP-USP, Ribeirão Preto, SP)
11h30 – Controle estratégico do carrapato (Luciano Rodrigues, Bayer Saúde Animal)
14h00 – Mesa-redonda: Seleção de bovinos resistentes ao carrapato através de marcadores genéticos: futuro ou realidade? (Moderador: Maria Eugênia Zerlotti Mercadante, Instituto de Zootecnia, Sertãozinho)
* Pesquisas em Gado de Leite (Pesquisador Marcos Vinicius G. Barbosa da Silva, Embrapa, Juiz de Fora, MG);
* Pesquisas em Gado de Corte (Pesquisador Fernando Flores Cardoso, Embrapa, Bagé, RS);
* Programa de seleção genética para peso e resistência ao carrapato: impacto no controle de parasitas (Roberto Carvalheiro, Gensys, Jaboticabal, SP).
Para mais informações sobre a programação, palestrantes e inscrição, basta clicar aqui