Integrantes do CRMV-SP tomam posse como acadêmicos da Apamvet

Solenidade aconteceu na última quinta-feira e reuniu grandes mestres da Medicina Veterinária
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Comunicação CRMV-SP

A sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) foi palco, ontem (28/06), da cerimônia de posse de oito novos acadêmicos da Academia Paulista de Medicina Veterinária (Apamvet).

Entre os homenageados, três representantes do CRMV-SP: o secretário-geral Prof. Dr. Sílvio Arruda Vasconcellos, o conselheiro Prof. Dr. Flávio Massone, e a presidente da Comissão Técnica de Saúde Ambiental, Profa. Dra. Elma Pereira dos Santos Polegato. Tomaram posse como acadêmicos também os Profs. Drs. Antonio Matera, José Orlando Prucoli, Paulo Iamaguti, Paulo Sergio de Moraes Barros e Waldyr Brandão.

A solenidade foi aberta com a palavra do presidente do CRMV-SP, Mário Eduardo Pulga, que frisou a honra de receber a solenidade na sede do Conselho e agradeceu a presença de todos. “É uma ocasião muito especial, pois profissionais que tanto contribuíram para a Medicina Veterinária serão laureados.”

Pulga comentou ainda sobre os rumos do ensino da Medicina Veterinária, destacando as discussões que o Conselho tem levantado sobre a garantia da qualidade dos cursos diante do avanço da modalidade de Ensino a Distância (EaD) nas graduações. “Precisamos lembrar que o contato com os professor também é inspiração importante para toda uma carreira.”

A posse expressa o compromisso firmado com a academia, com a profissão e com a sociedade

(Prof. Dr. Eduardo Harry Birgel)

Reconhecimento singular

Para Elma, única mulher a ser empossada acadêmica na solenidade, trata-se de um reconhecimento singular. “Especialmente, por estar entre grandes expoentes da Medicina Veterinária”, disse a médica-veterinária, lembrando que o sonho de exercer a profissão surgiu quando tinha sete anos de idade.

Elma ocupa a cadeira nº 20, cujo patrono é o Sebastião Timo Iaria, médico-veterinário higienista, como ela.

Dedicação

Massone comentou considerar-se privilegiado em assumir a cadeira nº 22, pelo grande trabalho que desempenhou o médico-veterinário patrono, Geraldo José Rodrigues Alckmin. “Saúdo a todos que acreditam na Medicina Veterinária e, em especial, os alunos, que tanto instigam os professores em suas trajetórias.”

O secretário-geral do CRMV-SP, Prof. Dr. Sílvio Arruda Vasconcellos, passou a ocupar a cadeira nº 28, que tem como patrono o médico-veterinário Carlos Almeida Santa Rosa. Para Vasconcellos, o momento de posse selou o que a profissão representa para ele. “Somos membros de uma mesma família chamada Medicina Veterinária, à qual dedicamos muito de nossas vidas.”

Presentes na cerimônia

Compuseram a mesa da solenidade os médicos-veterinários Mário Eduardo Pulga, presidente do CRMV-SP ; Eduardo Harry Birgel, presidente da Apamvet; Paulo Magalhães Bressan, diretor-presidente da Fundação Parque Zoológico de São Paulo; Enrico Lippi Ortolani, representando a direção da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP); e Rodrigo Goulart, vereador da cidade de São Paulo.

Também participaram da cerimônia a tesoureira do CRMV-SP, Profa. Dra. Margareth Elide Genovez; o presidente da Comissão Técnica de Equideocultura do Conselho, médico-veterinário Otávio Diniz; e o assessor parlamentar do deputado federal Walter Ihoshi, Júlio Matsuyama.

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA