O sul-africano Danie Bosman, um dos maiores especialistas do mundo em pecuária tropical, é o convidado especial do Dia de Campo da Fazenda Mariópolis, em Itapira (SP), que será realizado no dia 23 de outubro. O evento marcará o encerramento da 10ª edição do Teste de Performance Mariópolis, a mais importante avaliação produtiva e reprodutiva das raças bovinas adaptadas bonsmara e senepol do País.
Bonsman foi o idealizador da prova, que já avaliou mais de 3.000 bovinos. Somente neste ano, o teste recebeu mais de 200 animais.
“O Teste foi idealizado para avaliar as principais características de produção e reprodução dos animais participantes. Somente por meio de rigorosos critérios, precisão nas avaliações e controle das progênies é possível obter reprodutores realmente precoces e produtivos, que imprimam conformação, acabamento de carcaça e rusticidade para atender às necessidades da pecuária tropical”, afirma Bosman.
Os animais também são ranqueados por sua funcionalidade. “Essa dupla avaliação nos dá plena confiança de que os machos e fêmeas aprovados multiplicam genética de qualidade, gerando bezerros com rápido ganho de peso e extrema adaptação às condições tropicais”, garante a proprietária da fazenda, Maria Lucia de Abreu Pereira.
Segundo ela, os bezerros entram em prova logo após o desmame, por volta de sete meses de idade. Somente são admitidos machos com mais de 220 kg e fêmeas acima dos 200 kg, pré-selecionados segundo informações visuais e genotípicas de seus pais. Eles ficam cinco meses em avaliação.
Durante o evento, o professor Claudio Maluf Haddad (Esalq/USP) também fará palestra sobre desempenho dos animais e manejo nutricional.
Os melhores animais serão colocados à disposição dos interessados para comercialização no dia 23 de outubro.
Fonte: Portal Fator Brasil (acessado em 31/08/10)