IV Seminário Brasileiro de Residência em Medicina Veterinária debateu a regulamentação do MEC

Passado um ano do reconhecimento dos Programas de Residência em Medicina Veterinária pelo Ministério da Educação (MEC), o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) preocupou-se em reunir e esclarecer as dúvidas dos coordenadores de curso sobre o cadastramento, reconhecimento e o perfil dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde, nos quais também está inserida a Medicina Veterinária. Em parceria com o MEC, os debaes foram realizados durante o IV Seminário Brasileiro de Residência em Medicina Veterinária, nos dias 20 e 21 de maio, em São Paulo, SP.

“O Seminário foi um importante momento para entender a prática da Residência Multiprofissional em Saúde, com debates sobre as formas de financiamento, oportunidades para acadêmicos e, principalmente, abertura do MEC para aceitar contribuições”, avaliou o Presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, lembrando que o CFMV foi a primeira instituição a reconhecer a existência dos Programas de Residência em Medicina Veterinária.

O esforço do Conselho foi reconhecido pela representante da equipe técnica da Coordenação da área no MEC, Nina Flávia de Almeida Amorim, ao afirmar que a Medicina Veterinária está à frente, já que existem diretrizes e parâmetros (áreas e subáreas) já definidas, as quais podem embasar as definições do MEC.

Além disso, ela enfatizou que “a residência é de interesse do atual governo federal”. Dentre as justificativas está a fixação do profissional e a eficácia do modelo de formação. Prova do interesse também é o orçamento destinado ao setor que ultrapassa os R$ 400 milhões apenas para bolsas. O número de bolsas financiadas passou de 500 em 2010 para 3.295 neste ano.

Atualmente, estão cadastrados no MEC 203 programas de residência multiprofissional da saúde e 328 em área profissional da saúde. Outros 237 estão em fase de elaboração. Do total de cadastrados, 171 programas são de Medicina Veterinária, com maior concentração em Minas Gerais, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul.

Moção púbica – Ao final, os representantes dos Programas de Residência em Medicina Veterinária presentes fizeram uma moção pública para pleitear ao Ministro da Educação a publicação da portaria que nomeia a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. De acordo com a moção, somente a partir dessa medida, será possível realizar um processo avaliativo dos programas de residência reconhecidos pelo MEC.

Fonte: Portal do CFMV (acessado em 27/05/2013).

Relacionadas

mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista
Imagem de aleksandarlittlewolf no Freepik
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40