Japoneses criam peixe dourado translúcido

Primeiro foram os sapos translúcidos em 2007, e agora, poucos anos depois, é a vez dos peixinhos dourados ganharem pele e escamas transparentes. A curiosa versão dos animais foi desenvolvida por cientistas japoneses e tem como objetivo oferecer uma alternativa para a dissecação dos bichinhos.

De acordo com o jornal The Sun, agora é possível até mesmo ver as batidas do coração do peixe sem precisar abri-lo. Dissecar animais é uma atividade que tem crescido no país, portanto, esta seria uma boa alternativa para manter os animais vivos. A aparência translúcida permite que o animal seja visto em três dimensões, facilitando o aprendizado. O peixinho também é bem resistente e chega a viver por até 20 anos.

A novidade foi desenvolvida por estudiosos da Universidade de Mie e Nagoya, e é parte do cruzamento de animais normais com animais com o gene mutante responsável pela falta de pigmentação. Os responsáveis pelo estudo disseram ao jornal que, na natureza, ser albino é ruim, pois deixa o peixe em evidência. Mas para fins educacionais, a característica é perfeita.

O próximo passo dos pesquisadores é produzir os animais em escala industrial e vendê-los, em breve, como bichinhos de estimação. Os sapos transparentes serão disponibilizados ainda no primeiro semestre de 2010 por cerca de 70 libras cada, mas não há previsão para a venda dos peixinhos dourados.

Fonte: UOL (acessado em 06/01/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40