Javaporcos atacam lavouras de milho em Rio Claro

A superpopulação de javaporcos, criados a partir do cruzamento entre porcos e javalis para melhorar a qualidade da carne suína, está levando prejuízo para os agricultores. Os bandos invadiram lavouras em quase 150 propriedades e deixaram um rastro de destruição na região central de São Paulo.

Dos três hectares de uma lavoura de milho em Rio Claro, restam dois. O prejuízo do agricultor chega a 200 sacas de milho, o que equivale a R$ 6 mil. Em uma semana, foi o quinto ataque de javaporco, um animal que até pouco tempo não existia por aqui. “Tem um bando de noite aí. O animal vai atacando e comendo tudo. O que ele não come, estraga”, conta o produtor Liberato Huefener Filho.

O diretor do Conselho de Agricultura de Rio Claro, José Cláudio da Silva, explica que os javaporcos, quando livres na natureza, podem trazer um desequilíbrio ao ecossistema. “Como eles não têm predadores, acabam atacando as capivaras, que são animais da nossa região”, diz.

O Ministério Público foi acionado para pedir um estudo sobre a quantidade de animais soltos e os problemas que eles trazem para o meio ambiente, mas o engenheiro agrônomo Enéas Ferguson aponta uma solução temporária. “Penso em aglomerarmos e fazermos armadilhas pra tentar transferir esses animais pra outros locais.”

Fonte: EPTV (acessado em 05/09/2011)

03.05_ENCONTRO DE ZOOTECNISTAS_MATERIA
Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
A foto mostra um rapaz segurando um cão e ao lados deles está outro rapaz segurando uma agulha.
A imagem mostra o corpo de uma pessoa de jaleco branco segurando um tablet. No tablet está a capa do Manual de Conduta Ética do Médico-Veterinário e do Zootecnista na Ciência de Animais de Laboratório. Na capa do Manual consta o título Manual de Conduta Ética do Médico-Veterinário e do Zootecnista na Ciência de Animais de Laboratório, assim como o ano de 2024 e a imagem de um homem segurando tubos de ensaio e fazendo pesquisas. Ele está sentado em uma cadeira e os tubos de ensaio estão em cima de uma mesa.