Juntos pelo Rio Grande do Sul: sede do CRMV-SP será ponto de coleta

Parceria com a Azul Linhas Aéreas levará insumos veterinários ao regional do RS
Texto: Comunicação CRMV-SP / Imagem: Adaptado Adobe Stock

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo está mobilizado para ajudar as milhares de vítimas atingidas pelas enchentes no Sul do País. A partir de hoje (09/05) até a próxima quinta-feira (16/05), a sede do Regional será ponto de coleta de doações de medicamentos, rações e insumos veterinários.

Uma parceria estabelecida entre a Azul Linhas Aéreas, o CRMV-RS e o CRMV-SP, permitirá o envio das doações de São Paulo diretamente para quem precisa no Rio Grande do Sul. A empresa será responsável pela logística para retirada dos insumos arrecadados e transporte para a sede do Regional gaúcho.

Desde segunda-feira, integrantes das comissões técnicas de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres, e de Clínicos de Pequenos Animais estão no Rio Grande do Sul auxiliando no resgate e no atendimento clínico e cirúrgico de animais. É importante ressaltar que são profissionais treinados para lidar com esse tipo de situação.

Como o deslocamento até o local e as condições são precárias, o Conselho reforça que doar é uma maneira de oferecer suporte. Nesse primeiro momento, serão recebidos apenas medicamentos, rações e insumos veterinários que, conforme levantamento feito, estão em falta para o atendimento dos animais resgatados pelos voluntários e integrantes das comissões técnicas do CRMV-SP e CRMV-RS.

“O Sistema CFMV/CRMVs está mobilizado para auxiliar nessa situação catastrófica vivenciada pelo Rio Grande do Sul. Enviamos integrantes da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais para atenderem animais na condição de abrigo, e membros da Comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres que estão auxiliando não apenas no resgate de cães, gatos e equinos, entre outros, como também na logística e planos de ação. Todos podem contribuir. Junte-se a nós nessa iniciativa pelo Rio Grande do Sul”, afirma o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero.

📍Sede do CRMV-SP: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – SP.

⏰Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Confira a lista de necessidades identificadas:

• Dipirona injetável;
  • Escopolamina (Buscopan/Buscofim);
  • Meloxican;
  • Dexametasona;
  • Amoxilina + Clavulanato de potássio (Agemoxi);
  • Shotapen;
  • B12 ou alguma vitamina injetável;
  • Ivermectina;
  • Ondansetrona;
  • Tramadol;
  • Furosemida;
  • Cloreto de potássio;
  • Bolsa de soro (fisiológico, ringer simples ou lactato);
  • Seringas de 1 e 3 ml;
  • Agulhas (0x12 cor rosa; 30×8 cor verde; 30×7 cor cinza e 13×4.5 cor marrom);
  • Cateter (24G cor amarela; 22G cor azul; e 20G cor rosa);
  • Gaze, esparadrapo, luvas;
  • Equipo;
  • Rações para cães, gatos e cavalos;
  • Caixas de transporte;
  • Tapetes higiênicos;
  • Bebedouro/comedouro;
  • Guias;
  • Testes rápidos;
  • Antipulgas.

Juntos pelo Rio Grande do Sul!

Em um cenário de enchente na cidade de Santa Maria, um cachorro pastor alemão é resgatado por dois homens
Equipe formada por profissionais de diversos setores, entre mulheres e homens posam em três fileiras em frente a um carro do Corpo de Bombeiros
Sobrevoo mostra como a água barrenta tomou as ruas da cidade em meio a casas e prédios.
Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.