O Lago da Prata e o Ribeirão da Prata em Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru) vão ser repovoados com peixes entre 26 de abril até 1° de maio como parte das festividades do aniversário de Lençóis Paulista. Está previsto o lançamento, nos dois mananciais, das espécies pacu, piapara e lambari-tambiú.
A Associação Rural de Lençóis Paulista e o Instituto Ambiental Nossa Terra executará o projeto de introdução e reintrodução de espécies da ictiofauna nativa, de caráter socioambiental para proporcionar o equilíbrio do ecossistema do ribeirão da Prata, tornando o ambiente aquático mais vitalizado, afirma o presidente do Instituto Ambiental Nossa Terra, Sérgio Luiz Peres.
O projeto foi desenvolvido pelo analista de meio ambiente Sidney Aguiar e se fundamenta com bases jurídicas e técnicas conforme levantamento ictiossociológico no Lago da Prata, levantamento ictiossociológico do sistema hidrográfico do rio Lençóis e do rio Tietê.
A responsabilidade técnica nos procedimentos de introdução e reintrodução são da médica veterinária Keila Regina Gomes, que deverá acompanhar todas as condições sanitárias necessárias das espécies.
”O Ibama só permite esse tipo de procedimento com espécies nativas da bacia hidrográfica e com ótimas condições sanitárias com cuidados de não haver proliferação de anomalias ou mutações genéticas nos ambientes aquáticos”, afirma a médica veterinária.
O projeto já está protocolado no Ibama sob número 02027 e na Policia Militar Ambiental, que fiscalizará os procedimentos de introdução, reintrodução e fará blitz rotineiras no Lago da Prata com o objetivo de coibir a pesca predatória.
Fonte: Jornal da Cidade de Bauru (acessado em 12/04/2011)