O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) lança a sua ouvidoria on-line (e-OUV) e se torna o primeiro órgão público do Estado a aderir ao sistema disponibilizado gratuitamente pela Controladoria Geral da União (CGU).
A plataforma foi adotada para garantir melhor qualidade no atendimento às demandas relacionadas aos serviços prestados pelo CRMV-SP e, também, visando promover maior controle dos contatos recebidos e a identificação das questões mais frequentes nas demandas.
Por meio do e-OUV, é possível, não só aos profissionais, mas toda a sociedade, o envio de solicitações com pedidos de adoção de medida por parte do CRMV-SP; sugestões, com apresentação de proposta de ação ou aprimoramento de serviços prestados; elogios ou reclamações relativos a um ou mais serviços desempenhados pelo Regional.
Há ainda a opção de enviar denúncias sobre ato ilícito administrativo, cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo. Portanto, esse canal não é destinado ao recebimento de denúncias relacionadas à conduta antiética de profissionais, a qual deve ser formalizada ao Conselho, conforme orientações disponíveis no site (acesse aqui).
Destaques
Controlador interno do CRMV-SP, Emanoel Coelho comenta que entre os principais destaques da implementação da ouvidoria on-line está a geração de protocolos automáticos para acompanhamento das manifestações e etapas, além da delimitação e controle de prazos e movimentações.
“Foi identificada a necessidade de uma ferramenta on-line e os esforços do Conselho resultaram nesse benefício à sociedade”, afirma Coelho ressaltando que, diferente de um “fale conosco”, que recebe demandas de diversas naturezas, a ouvidoria se destina especificamente às solicitações, sugestões, elogios, reclamações e denúncias.
Modernização como compromisso
Presidente do CRMV-SP, o médico-veterinário Mário Eduardo Pulga enfatiza que a escolha por implementar o sistema disponibilizado pela CGU está ligada ao compromisso de modernização e melhorias que a diretoria assumiu, não só no âmbito dos processos internos, mas, principalmente, no atendimento à sociedade.
“O mundo mudou e nós também. Acreditamos na modernização, que é um dos nossos objetivos no trabalho pelos profissionais”, frisa Pulga.
Cumprindo diretrizes
Com a ouvidoria, estabelecida em 2007 e, agora, modernizada pela utilização do sistema e-OUV, o CRMV-SP cumpre as diretrizes da Lei Federal nº 13.460/2017 e às regras das Instruções Normativas 17, 18 e 19 da CGU, publicadas este ano.