Lançamento de ‘Marketing Estratégico em Medicina Veterinária’

Livro trata de ferramenta essencial para o médico veterinário empreendedor

Este mês, juntamente com o “I Workshop de Marketing em Medicina Veterinária”, foi realizado o lançamento do livro “Marketing Estratégico em Medicina Veterinária”, redigido por mestres e doutores que cursaram a Disciplina de “Fundamentos de Marketing em Medicina Veterinária”, ministrada de maneira pioneira, junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, da Faculdade de Medicina Veterinária (FMV), da Unesp de Araçatuba, sob a supervisão do professor convidado José Antonio Soares e da professora Katia Denise Saraiva Bresciani, responsável pela disciplina.

Na abertura, a Profa. Mary Marcondes, Vice-Diretora da referida Instituição, parabenizou os autores da obra e comentou sobre a relevância deste trabalho para o segmento em questão.

Os quatro capítulos do livro, “Marketing em Clínica Veterinária”, “Importância de algumas ferramentas de Marketing em Laboratório Clínico Veterinário”, “Marketing para Pet Shop” e “Marketing Rural”, foram apresentados, respectivamente, por Milena Sato, Milena Viol e Ane Torres, médicas veterinárias, e pelo Prof. Antonio Siciliano. Esses autores demonstraram sua experiência ao abordar temas de seu cotidiano com muita objetividade.

Alunos e os docentes da Disciplina de Empreendedorismo, professores Cecílio Viega Soares, Hamilton Caetano, Katia Bresciani, Antonio Siciliano e José Antonio Soares, participaram com grande entusiasmo das discussões sobre os temas ainda pouco explorados na carreira do médico veterinário com os demais participantes convidados.

José Antonio enfatizou: “um bom posicionamento da marca na mente dos consumidores, uma divulgação eficiente dos serviços prestados, um relacionamento consistente com os clientes internos e externos, bem como, o acompanhamento constante da concorrência, são algumas das ações que os gestores que atuam na medicina veterinária podem adotar e, somados aos esforços de seus colaboradores, podem tornar duradouras e sustentáveis a organização que propõem liderar”.

“Um próximo passo, seria a inclusão da Disciplina de Empreendedorismo como componente curricular obrigatório em nosso Curso de Graduação em Medicina Veterinária. Nossos alunos precisam desenvolver suas capacidades humanísticas, transitar pela multidisciplinaridade, vislumbrar novas e infinitas possibilidades, explorar suas potencialidades, aliar o conhecimento técnico à gestão de pessoas e à liderança e, deste modo, acompanhar as tendências e as demandas de um mercado cada vez mais exigente por profissionais competentes, atuantes e diferenciados, ou mais exatamente, um mercado ávido por médicos veterinários empreendedores” diz Katia Bresciani.

Editores

José Antonio Soares

Faculdade de Tecnologia de Itapetininga (FATEC), Faculdades Integradas de Itapetininga (FII) da Fundação Karnig Bazarian (FKB) e Faculdade Sudoeste Paulista (FSP), Itapetininga, SP, Brasil.

Katia Denise Saraiva Bresciani

Faculdade de Medicina Veterinária (FMV), Unesp, Araçatuba, SP, Brasil.

Autores da FMV, Unesp, Araçatuba, SP, Brasil.

José Eduardo dos Santos Silva, Milena Sato de Souza, Camila Guariz Homem, Thaís Guilherme de Oliveira, Milena Araúz Viol, Bruno César Miranda Oliveira, Luís Gustavo Narciso, Lucas Adriano Alves dos Santos, Ane Pamela Capucci Torres, Luciana de Morais, Mirtes Rosa da Silva, Antonio Siciliano, Mariana Malavazi Destro, Maísa Melo Heker, Lígia Mara Sandeski, Guilherme G. Fabretti Santos, Juliana Pampana Nicolau, Bruno Saturnino de Souza.

Prefácio

Nadia Kassouf Pizzinatto

Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Piracicaba, SP, Brasil.

Revisão Bibliográfica

Isabel Pereira de Matos

Faculdade de Medicina Veterinária (FMV), Unesp, Araçatuba, SP, Brasil.

Editoração e Impressão Gráfica

Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, e Extensão, FUNEP, Unesp, Jaboticabal, SP, Brasil.
www.funep.org.br

Mais informações pelo e-mail bresciani@fmva.unesp.br.

Fonte: Portal Unesp

09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik
09.08.2024_Justiça reafirma necessidade de registro e RT em uma das maiores empresas produtoras de colágeno bovino no mundo_Freepik