Lobo-guará é capturado e tratado em Sorocaba (SP)

Um lobo-guará, espécie ameaçada de extinção, foi capturado ontem pela Polícia Militar Ambiental de Itapetininga (SP). O animal, uma fêmea adulta, estava debilitado e rondava uma propriedade rural no município de Angatuba. Temendo que seus animais domésticos fossem atacados, o proprietário entrou em contato com a polícia.

Os policiais não tiveram dificuldade para capturar a loba, que estava magra e debilitada. Ela foi levada para o zoológico municipal de Sorocaba e recebe tratamento. De acordo com o médico veterinário Rodrigo Teixeira, a loba provavelmente estava à procura de alimento. “Isso é resultado do desequilíbrio ambiental, pois animais silvestres só se aproximam das casas se estão famintos e não conseguem alimentos em seu habitat”.

Durante o check-up, o veterinário constatou que o canídeo estava com otite causada por uma “bicheira” na orelha. O animal será enviado para exames em laboratório da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu. O objetivo é recuperá-lo com rapidez para que seja devolvido à natureza. Ao ser solta, a loba deve receber um microchip. “Assim tentaremos mapear seu habitat”, disse.

De acordo com Teixeira, três desses animais que estão no zoológico foram capturados na mesma circunstância. “Isso quer dizer que estão mexendo no habitat dessa espécie”.

Nos dois últimos meses, o zoológico recebeu ainda um filhote de onça-pintada e um tamanduá-bandeira, apreendidos na mesma região. Na semana passada, um jacaré-de-papo-amarelo foi capturado no interior de uma casa, em Itapetininga. “Há muita cana, eucalipto e condomínio e os animais estão ficando sem espaço para viver”, disse.

Fonte: Último Segundo (acessado em 01/11/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40