Macacos chamam a atenção de moradores do Jardim Marambá, em Bauru (SP)

Eles são pequeninos, quase sempre dóceis e muito comuns de serem encontrados na região de Bauru. Os saguis que apareceram em um bando formado por aproximadamente cinco animais chamaram a atenção de moradores e comerciantes do Jardim Marambá. Eles começaram a se apossar das copas das árvores de um condomínio residencial e foram alimentados pelos moradores.

A esteticista Gleise Keller Assunção, que trabalha em um salão de beleza em frente ao local, ficou admirada com a beleza dos animais. “Eles começaram a chegar pelos fios de eletricidade e pelas árvores. Eles são lindos e ficam fazendo gracinhas. Uma moradora deu comida para eles”, afirmou.

Gleise suspeita que eles tenham migrado de algum outro local. “Recentemente, um pessoal ateou fogo no mato que fica logo atrás do condomínio. Eu acho que eles se assustaram e vieram para cá. Nunca tinha visto eles aqui. Uma moradora do prédio afirmou que é comum eles ficarem nas árvores e que ela costuma alimentá-los”.

Segundo a moradora do prédio, Elisabete Machado, há aproximadamente dois anos os macacos começaram a aparecer nas árvores do condomínio. “Eu fiquei com dó porque aqui não é o habitat deles, então comecei a alimentá-los. Há mais moradores que dão comida para eles”.

Exigentes

Apesar de serem “fofinhos” e cativantes, o biólogo e diretor do Zoológico Municipal de Bauru, Luiz Pires, ressalta que os saguis não devem ser alimentados, muito menos manuseados pela população.

“Os saguis não devem ser alimentados. Eles não estão ali por falta de habitat e sim porque estão sendo alimentados. Quando são alimentados, começam a se reproduzir desenfreadamente e isso é ruim, porque ali não é o habitat deles”.

Pires ainda frisa que, se não comerem frutas, os macacos costumam se alimentar das folhas de algumas árvores, insetos e invertebrados. “Eles formam bandos de 20 a 25 animais e às vezes se dividem em pequenos grupos. Eles sabem se virar sozinhos para conseguir alimentação. Esse é o instinto deles. Se a pessoa alimenta, os deixa mal acostumados e restringe a eles uma única alimentação”, explica o especialista.

Os macacos sagüis habitam locais onde há resquícios de mata fechada, mesmo em perímetro urbano. Por isso, são comumente vistos em vários locais da cidade.

Fonte: Jornal da Cidade (acessado em 23/08/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40