Melhoria do bem-estar dos animais, melhores condições de trabalho, diminuição das perdas e maior produtividade. Esses são os principais resultados de um manejo adequado e eficiente. A interação com os bovinos e a preocupação em desenvolver e adotar novas técnicas de manejo são fatores importantes para o bom desenvolvimento do rebanho.
Esse será um dos temas abordados pelo professor Mateus Paranhos, especialista em Comportamento Animal, durante o primeiro módulo do curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas – Qualidade na Produção Animal. O treinamento é promovido pela Universidade do Boi e da Carne e será realizado entre os dias 21 a 23 de julho, na FAI, uma fazenda modelo de práticas de bem-estar animal, localizada em Jaboticabal (SP).
Além do professor Paranhos, o curso vai contar com palestras ministradas por William Koury Filho, doutor em Produção Animal pela Universidade de São Paulo e jurado efetivo da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ); Rodrigo Almeida, especialista em Nutrição Animal pela Universidade Federal do Paraná; José Bento Ferraz, mestre e doutor em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) e Lucas Ferriani, mestre em Melhoramento Genético.
No primeiro módulo serão abordados entre outros assuntos a fisiologia do crescimento animal; a contribuição dos métodos de seleção para a produção de carne de qualidade; a influência da nutrição no desenvolvimento e na terminação de carcaças; o padrão ideal de um bovino produtor de carne; as noções básicas de bem-estar animal; o manejo sanitário; as práticas de apartação e manejo no curral; os métodos de identificação de acabamento em animais in vivo e tendências de mercado para a valorização pela qualidade.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3293 8900, pelo e-mail universidadedacarne@nelore.org.br ou no site www.nelore.org.br
Fonte: Portal Fator Brasil (acessado em 01/07/10)