Mangalarga Marchador agora é declarada oficialmente uma raça nacional de cavalos

A presidente Dilma Rousseff sancionou, na segunda-feira 19/5, a Lei nº 12.975/14, que declara o Mangalarga Marchador como uma raça nacional de cavalos. Criada há dois séculos no Brasil, a raça conquistou os criadouros e é considera tipicamente brasileira.

Os primeiros cavalos surgiram no sul de Minas Gerais por volta de 1812, a partir do cruzamento da raça Alter-Real, trazida de Alter do Chão, em Portugal, pelos nobres da Corte e pelo próprio imperador D. João VI, com outros cavalos selecionados pelos criadores da região mineira. Alter é a raça espanhola Andaluza, cuja origem étnica vem de cavalos nativos da Península Ibérica.

De acordo com especialistas da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, esse cavalo pode ser montado por pessoas de qualquer faixa etária e nível de equitação. Ele tem grande capacidade para percorrer longas distâncias e enfrentar desafios naturais. Seu adestramento é fácil e rápido em relação a outras raças de sela.

O animal pode ser criado somente em regime de pasto, com custo baixo de produção e manutenção, e facilidade de manejo. A rusticidade é observada também na facilidade de adaptação a quaisquer terrenos e climas, como o tropical, temperado ou frio.

Fonte: Portal do CFMV.

Relacionadas

Imagem com um computador ao centro, em cuja tela aparece as informações sobre a Semana do Zootecnista e uma mulher sorrindo com um celular nas mãos.
Em um curral, o profissional zootecnista, com um tablet na mão, de camisa xadrez, calça jeans e botas, está agachado em frente a um bovino.
Galinhas em marrons em um sistema de produção avícola com gaiolas e comedouros.
15.05.2025_CAPA_INFORMATIVO_MATÉRIA_1408x786

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40