O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, participou de reunião com a ministra da Agricultura da Rússia, Yelena Skrynnik, no sábado, 21, e solicitou a liberação dos frigoríficos embargados no Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso. “Apesar de termos duas plantas restritas, a Região Sul tem uma situação privilegiada em termos de controle sanitário”, argumentou o titular da pasta.
Segundo informações do Ministério da Agricultura, Mendes destacou que o sistema de defesa brasileiro é organizado nacionalmente, logo, os critérios são os mesmos para todos os Estados, o que não explica a manutenção do embargo a apenas três. Yelena se comprometeu a verificar pessoalmente as restrições impostas e aguarda a chegada das respostas à lista de inconformidades, já enviada pelo governo brasileiro ao departamento de defesa russo.
O ministro brasileiro ainda enfatizou que, desde que foi criado o Comitê Agrícola Brasil-Rússia, apenas uma reunião foi realizada e seria importante um novo encontro ainda este ano.
Segundo dados da Associação Brasileira de Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), 58 frigoríficos estão com restrições temporárias e não estão habilitados a embarcar para a Rússia. Outros 27 estabelecimentos estão classificados como “requer maior controle”, mas podem enviar produtos aos compradores russos. Para as demais 29 plantas, as exportações estão permitidas.
Fonte: Portal DBO (acessado em 24/01/2012)