Mapa pede fim do embargo a frigoríficos

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, participou de reunião com a ministra da Agricultura da Rússia, Yelena Skrynnik, no sábado, 21, e solicitou a liberação dos frigoríficos embargados no Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso. “Apesar de termos duas plantas restritas, a Região Sul tem uma situação privilegiada em termos de controle sanitário”, argumentou o titular da pasta.

Segundo informações do Ministério da Agricultura, Mendes destacou que o sistema de defesa brasileiro é organizado nacionalmente, logo, os critérios são os mesmos para todos os Estados, o que não explica a manutenção do embargo a apenas três. Yelena se comprometeu a verificar pessoalmente as restrições impostas e aguarda a chegada das respostas à lista de inconformidades, já enviada pelo governo brasileiro ao departamento de defesa russo.

O ministro brasileiro ainda enfatizou que, desde que foi criado o Comitê Agrícola Brasil-Rússia, apenas uma reunião foi realizada e seria importante um novo encontro ainda este ano.

Segundo dados da Associação Brasileira de Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), 58 frigoríficos estão com restrições temporárias e não estão habilitados a embarcar para a Rússia. Outros 27 estabelecimentos estão classificados como “requer maior controle”, mas podem enviar produtos aos compradores russos. Para as demais 29 plantas, as exportações estão permitidas.

Fonte: Portal DBO (acessado em 24/01/2012)

Relacionadas

CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40