Temas atuais sobre nutrição animal estarão em foco durante o IV Congresso Latino Americano de Nutrição Animal (Clana). O evento, que será realizado entre os dias 23 e 26 de novembro em São Pedro (SP), vai trazer aos participantes palestras nas áreas de sustentabilidade, uso da nutrição de precisão para diminuir o impacto ambiental e novas interrelações da nutrição.
A programação do congresso se destaca por reunir pesquisadores e nutricionistas de alto nível, das mais conceituadas empresas e centros de pesquisa mundiais. Um dos exemplos é o professor da Universidade da Califórnia James W. Oltjen, que apresentará um modelo bioeconômico para ponto de abate considerando máximo retorno financeiro na pecuária de corte.
A análise de modelos biológicos para máximo desempenho, atendendo tanto à satisfação das exigências do mercado como o retorno dos investidores em produção animal, fornece uma ferramenta extremamente útil, devido ao nível de competitividade encontrado no setor. Maximizar receitas é um tema que toma posição cada vez mais clara nos ambientes produtivos e produzir com excelência será a única saída para os vencedores.
Outra palestra de destaque na área de pecuária de corte terá como tema os efeitos da suplementação mineral protéica e da suplementação mineral protéica energética na produção de bovinos de corte em regime de pasto. O assunto será abordado pelo professor da Universidade Federal de Viçosa (MG), Mário Fonseca Paulino.
Na época seca, há uma diminuição na produção de pastagens e, consequentemente, uma redução dos níveis nutricionais da forragem. Os bovinos mantidos a pasto sofrem de carências múltiplas, que envolvem proteínas, energia, minerais e vitaminas. “Para suprir essas deficiências, devem ser fornecidos nutrientes específicos, que permitirão ao animal consumir maior quantidade de matéria seca e digerir a forragem ingerida de maneira mais eficiente”, explica o agrônomo e coordenador da área de bovinos do evento, Flávio Serafini.
O IV Clana é dirigido a nutricionistas, formuladores, gerentes de fábricas de ração e premix, e demais profissionais com interesse na área de nutrição animal. Ao todo, serão proferidas 36 palestras, divididas entre as temáticas aves, suínos e ruminantes. O evento exibirá também trabalhos científicos selecionados pelo comitê científico entre mais de 150 apresentações em pôsteres propostos para avaliação.
Fonte: Agrolink (acessado em 30/09/10)