Medicina Veterinária de Desastres deve ser mais demandada pelo setor privado

Área requer inteligência emocional e capacitação para atendimento a diferentes espécies
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Brumadinho / CRMV-MG

Os últimos desastres brasileiros, como os que atingiram as cidades de Brumadinho e Mariana (MG), evidenciaram a importância dos profissionais da Medicina Veterinária de Desastres. Em contextos como incêndios de grandes proporções; deslizamentos de terra; enchentes; rompimentos de barragens de rejeitos e desastres naturais, os médicos-veterinários atuam, principalmente, no resgate e atendimento clínico e cirúrgico de animais.

Os profissionais também podem desempenhar atividades no campo da segurança alimentar da população atingida, no controle de pragas e no planejamento de ações, em trabalhos integrados a equipes de diversos outros setores envolvidos no atendimento a regiões atingidas, o que mostra o perfil interdisciplinar da Medicina Veterinária de Desastres.

“É uma área com forte viés humanitário. Por isso, requer motivação social”, argumenta o palestrante do tema na 3ª Semana do Médico-Veterinário, Arthur Augusto Tavares do Nascimento, médico-veterinário que coordenou, ao lado das profissionais Carla Sassi e Ana Liz, a Brigada Animal responsável pelo atendimento de 400 animais em Brumadinho.

A história de Nascimento nesse campo teve início em 2011, quando atuou na região de Nova Friburgo (RJ) que registrou graves deslizamentos de terra naquele ano, e na Chapada dos Veadeiros (GO), onde aconteceram incêndios de proporções alarmantes.

Preparo técnico e emocional

De acordo com o médico-veterinário, as variadas situações com as quais os profissionais se deparam nessas ocorrências exigem preparo e capacitação contínua para o atendimento de emergência a diferentes espécies da fauna brasileiras.

“Além disso, é preciso inteligência emocional, pois não são fáceis as realidades com as quais temos que lidar”, enfatiza Nascimento, referindo-se aos contextos extremos de crises, envolvendo pessoas mortas, desaparecidos e desabrigados.“Atuamos sob o reflexo das circunstâncias e sofrimento de todos”, diz o médico-veterinário, que em sua atuação em Mariana (MG), ouviu de uma mulher: “Encontre minha neta. Ela é do tamanho de um cachorro.”

Oportunidades

Atualmente contratado de uma prestadora de serviço para realizar o monitoramento sistêmico de fauna nas áreas atingidas pelos rejeitos da barragem da Mina do Feijão, em Brumadinho, Nascimento considera que essa área de atuação expandiu o campo do voluntariado.

“Com o ocorrido em MG, a tendência é que o setor privado passe a demandar mais médicos-veterinários para integrarem equipes multidisciplinares”. Para o profissional, o importante trabalho desempenhado em Brumadinho e Mariana também abriu caminho para uma maior valorização da classe médica-veterinária por parte da sociedade e das empresas.

Confira a programação:

São José dos Campos

Data: 10/09 – das 18h30 às 22h

Local: Univap (Auditório CEPLADE)

Endereço: Av. Shishima Hifumi, nº 2911, Bloco 09, 1º andar, São José dos Campos – SP

Inscrições:

Sorocaba

Data: 11/09 – das 18h30 às 21h

Local: Uniso

Endereço: Rod. Raposo Tavares, Km 92,5, Sorocaba – SP

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe4y3TI_OKFMjpc0d_PSjdf2ke1YvH01-Lymr6n9Tf-aj7wAg/viewform

Botucatu