Medicina Veterinária do Coletivo: a prática estendida do conceito de Saúde Única

Área tem forte enfoque nas causas sociais e na Medicina Veterinária Legal
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Pixabay

O profissional que atua na Medicina Veterinária do Coletivo (MVC) é um agente de saúde e de transformação social. Nessa área, o médico-veterinário põe em prática expertises de diversas subáreas englobadas pelo tripé: Medicina Veterinária de Abrigos, Saúde Coletiva e Medicina Veterinária Legal. O manejo populacional humanitário e sustentável de cães e gatos em áreas urbanas é um dos temas de maior enfoque da MVC.

Trata-se de uma área bastante recente na profissão. O conceito e a prática da Medicina Veterinária do Coletivo tiveram início em meados dos anos 1999, nos Estados Unidos. No Brasil, a MVC passou a ser exercida há cerca de dez anos. Em todo o País, até o momento, há somente uma residência para profissionais que desejam se especializar.

Palestrante do tema na 3ª Semana do Médico-Veterinário, a médica-veterinária Loren D’Aprile, que possui residência na área, enfatiza a necessidade de profissionais capacitados para exercer a MVC, além da conscientização dos governos quanto à importância desses médicos-veterinários em equipes interdisciplinares para a resolução de problemas sociais, de Saúde e de Segurança Pública com foco na prevenção de quadros que impedem até mesmo o desenvolvimento do País.

Foco na prevenção

“O potencial transformador dos profissionais desse segmento é enorme, uma vez que eles têm olhar aprofundado sobre aspectos diversos vivenciados por pessoas e animais”, destaca Loren, que cita assuntos como saneamento básico, pobreza, educação, saúde, segurança e preservação ambiental. A MVC é uma ferramenta a ser utilizada, principalmente, com foco preventivo.

“Quando atuamos em MVC, identificamos problemas e desenvolvemos ações para a saúde e bem-estar de todos, não só dos animais”, comenta a Loren, enfatizando o quanto se pode conhecer dos contextos sociais a partir dos animais. Exemplo disso são os casos de violência doméstica detectados a partir da observação de situações que configuram maus-tratos aos animais de estimação.

Visão 360 graus

Para atuar na área é preciso estudar a fundo todas as subáreas englobadas pela Medicina Veterinária de Abrigos, Saúde Coletiva e Medicina Veterinária Legal, que são inerentes à MVC, e, mais do que isso, exercitar o que Loren comenta ser um “olhar 360 graus” constante sobre os contextos dos locais de atuação do profissional.

“Não é só um olhar atento, mas um olhar sensível e humanizado que permita detectar as reais necessidades das pessoas e animais. Isso requer muito cuidado com a saúde psicológica, pois a lida no trabalho tende a impactar o emocional”, enfatiza Loren.

Confira a programação:

São José dos Campos

Data: 10/09 – das 18h30 às 22h

Local: Univap (Auditório CEPLADE)

Endereço: Av. Shishima Hifumi, nº 2911, Bloco 09, 1º andar, São José dos Campos – SP

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScmDRd5toJjTLufjdma_G5VO_i1wKeWk7BNHDChOVGt4fu8EA/viewform

Sorocaba

Data: 11/09 – das 18h30 às 21h

Local: Uniso

Endereço: Rod. Raposo Tavares, Km 92,5, Sorocaba – SP

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe4y3TI_OKFMjpc0d_PSjdf2ke1YvH01-Lymr6n9Tf-aj7wAg/viewform

Botucatu