Parceiro do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e responsável por um programa global de bem-estar animal, o médico veterinário Adroaldo Zanella, após 25 anos fora do Brasil, retorna ao país assumindo a cadeira de professor de bem-estar animal na Universidade de São Paulo (USP). Na nova universidade, espera desenvolver um programa de pesquisa, ensino e extensão com foco nos indicadores de bem estar-animal, aliado também a estudos sobre o impacto dos fatores positivos e negativos no período pré-natal e neonatal em várias espécies. Zanella também desenvolve tecnologias inovadoras para o ensino na área de saúde e bem-estar animal. “Meu objetivo é colaborar com pesquisadores, produtores, entidades de classe, indústria e consumidores para desenvolver um centro de excelência em estudos comparativos em bem-estar no Brasil, que se transformará em referência mundial para a área”, afirma.
O médico veterinário é natural do Rio Grande do Sul e nesses anos passou pela Inglaterra (Universidade de Cambridge), Alemanha (Ludwig-Maxilians Universitat, Munique), Estados Unidos (Universidade do Estado de Michigan), Noruega (Norwegian School of Veterinary Science e Norwegian University of Life Sciences) e, por fim, a Escócia (Scotlands’s Rural College-SRUC).
Nos últimos anos, idealizou e coordenou a implantação do projeto AWIN – indicadores de bem-estar animal (colocar link para o projeto www.animal-welfare-indicators.net), o qual foi apresentado pela primeira vez no Brasil, em 2010, durante o II Congresso de Bioética e Bem-Estar Animal promovido pelo CFMV. O projeto internacional envolve mais de 60 pesquisadores de nove países e é apoiado pela União Europeia, com financiamento de seis milhões de euros. Mesmo no Brasil, Zanella continuará como coordenador científico do projeto.
Fonte: Portal do CFMV.