Médicos-veterinários dão dicas de cuidados com os pets no verão

A recomendação é de que o tutor fique atento ao animal, que pode apresentar sinais de superaquecimento, como alterações alimentares, salivação e respiração acelerada
Comunicação CRMV-SP

Cães e gatos possuem uma grande capacidade de adaptação às variações de temperatura. No entanto, são necessários cuidados extras com a saúde dos pets em períodos de mais calor e baixa umidade do ar.

“Para a maioria das 430 raças de cães e 54 de gatos, a faixa de conforto térmico encontra-se entre 10°C e 30°C de temperatura ambiente”, afirma o médico-veterinário, presidente da Comissão Técnica de Políticas Públicas (CTPP), do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP), Carlos Augusto Donini.

Uma vez que a previsão para o verão, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), é de máximas acima dos 32°C para diferentes regiões de São Paulo, a orientação é que os tutores fiquem atentos aos pets, que podem apresentar sinais de superaquecimento, como alterações alimentares, prostração, salivação, respiração acelerada e, em casos mais críticos, podem ocorrer desmaios.

Viagem requer prevenção

Neste período, as cidades litorâneas costumam ser o destino da maior parte das famílias. Para as que optam por viagens com os animais de companhia, é fundamental adotar medidas preventivas, principalmente, consultar o médico-veterinário e verificar a carteira de vacinação do pet, que precisa estar com as doses anuais em dia.

Nas praias, há uma preocupação maior em relação à dirofilariose, doença causada por um verme, que ataca o coração. “Alguns vermes presentes em cães que não foram vermifugados têm ovos eliminados pelas fezes que, na terra ou areia, evoluem em larvas que contaminam outros cães e, inclusive, penetram a pele humana”, alerta Donini, esclarecendo que, por isso, há proibição de cães em algumas praias, como ocorre nas do estado de São Paulo.

Na piscina ou no mar…

Em caso de uso de piscinas e cidades, onde animais são autorizados a entrarem no mar, o médico-veterinário orienta quanto à qualidade da água.

“Em relação ao mar, se estiver dentro dos padrões para banho, não há riscos para os cães. Quanto às piscinas, é necessário uso de cloro e fungicidas, desde que com manejo convencional. O excesso de produtos ou uso inadequado podem causar irritações dermatológicas”, afirma Donini.

Após o banho, é importante enxaguar e escovar o pelo do animal, pois isso colabora na secagem natural do pelo.

Confira as dicas da médica-veterinária Cristiane Pizzutto, presidente da Comissão de Bem-Estar Animal do CRMV-SP, e do médico-veterinário Carlos Augusto Donini, presidente da CTPP, do CRMV-SP, para aproveitar o verão com seu pet:

1- Proporcione água à vontade. Espalhe mais vasilhas pela casa e, durante os passeios, leve água e faça paradas para permitir a hidratação;

2- Mantenha o pet em ambientes arejados. Deixe as caminhas nas áreas mais frescas da casa e, em caso de viagem, nunca deixe o animal em carro fechado, mantenha as janelas abertas para ventilar;

3- Atenção aos passeios! Evite excesso de exposição ao calor em passeios longos. Dê preferência para início da manhã e o fim da tarde, evitando o período entre 10h e 15h;

4- Antes de sair, certifique-se de que o asfalto ou areia não estejam muito quentes para evitar queimaduras. Se o animal precisar de focinheira, opte pelos modelos de grade que permitem ventilação;

5 – Fique atento aos sinais de cansaço, como respiração acelerada e ofegante. Diante dos sintomas, pare, ofereça água e deixe o pet descansar. Atenção redobrada com cães de focinho mais achatado;

6 – Banhos com água em temperatura ambiente ajudam, mas a escovação frequente, no sentido contrário do pelo, de trás para frente, proporciona mais equilíbrio e conforto térmico”, esclarece Donini;

7- Previna acidentes com parasitas e animais peçonhentos. Junto ao médico-veterinário, mantenha em dia o controle de pulgas e carrapatos e medidas preventivas relacionadas às viroses e doenças transmitidas por mosquitos;

8- Cuide também da higiene dos ambientes, para diminuir o risco de acidentes com aranhas, escorpiões, etc., tanto para os pets quanto para a família;

9- Aproveite para brincar com seu pet. “Para o animal ter mais prazer nas brincadeiras, coloque bolinhas e mordedores no freezer para ficarem mais geladinhos”, comenta Cristiane.

Nota de pesar - João Henrique Bispo de Oliveira
Nota de pesar: Prof. Dr. Raul José Silva Girio
Foto: Pexels
A imagem mostra um martelo da Justiça em destaque e ao fundo livros abertos