Médicos-veterinários são verdadeiros agentes de saúde pública

Profissionais atuam no controle de doenças que podem ser transmitidas para humanos e também integram equipes do Sistema Único de Saúde (SUS)
Comunicação CRMV-SP

Com frequência são vistos apenas como doutores de cães e gatos, o que, isoladamente, já não seria tarefa simples. Entretanto, além da responsabilidade de zelar pela saúde dos pets, os médicos-veterinários exercem papel de verdadeiros agentes de saúde pública.

Atuando no controle de doenças que podem ser transmitidas para humanos mesmo na clínica de pequenos animais e, também, integrando equipes do Sistema Único de Saúde (SUS), os profissionais são cruciais para a prática dos pilares da Saúde Única – saúde animal, humana e ambiental.

“Na área clínica, atuam no diagnóstico de zoonoses, prevenção de enfermidades com vacinação e orientação para reduzir o abandono e o número de animais de rua, por exemplo. Desta forma, promovem os benefícios do vínculo humano-animal”, afirma Adriana Maria Lopes Vieira, médica-veterinária e presidente da Comissão Técnica de Saúde Pública Veterinária (CTSPV) do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

Estabelecimentos de saúde

Esse papel fundamental dos clínicos de pequenos animais está entre os fatores que levam o Ministério da Saúde a reconhecê-los como profissionais de saúde e o CRMV-SP a defender junto aos governos a necessidade da inclusão de ambulatórios, consultórios, clínicas e hospitais veterinários no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES),

Isso porque nestes locais são realizados tratamentos semelhantes ou iguais aos que ocorrem em unidades de saúde humana. Essa inclusão foi recomendada ao Ministério da Saúde pelo Conselho Estadual de Saúde, após argumentação do CRMV-SP, que também participou da movimentação de resultou em uma moção durante a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, realizada pelo Conselho Nacional de Saúde.

Equipes multidisciplinares

A inserção, há oito anos, dos médicos-veterinários nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) também mostra a grande contribuição dos profissionais na promoção da Saúde Única, levando à população informações sobre zoonoses, doenças transmitidas por alimentos (DTA), entre outras.

“Nossa atuação envolve orientação individual e coletiva, palestras e ações educativas em escolas e empresas. E no âmbito das estratégias de saúde da família, visitas domiciliares em casos de sarna, piolho, arboviroses e maus-tratos, por exemplo”, enfatiza a médica-veterinária Eukira Enilde Monzani faz parte do Nasf de Descalvado, primeira cidade paulista a incluir o médico-veterinário em sua equipe.

Participação ainda restrita: entre os 645 municípios paulistas, apenas 16 possuem médicos-veterinários em equipes do Nasf

CONFIRA AS DEMAIS PUBLICAÇÕES DA CAMPANHA “TEM SEMPRE UM MÉDICO-VETERINÁRIO E UM ZOOTECNISTA CUIDANDO DE VOCÊ”

Do campo à mesa, profissionais são fundamentais em toda a cadeia alimentar

Zootecnistas são profissionais-chave para a alimentação da sociedade