Membro de comissão do CRMV-SP integra comitê internacional de proteção alimentar

Silvana Lima Górniak, membro da Comissão de Animais de Laboratório do CRMV-SP, assumiu recentemente um novo desafio e passou a integrar o Comitê de Especialistas em Aditivos Alimentares (Joint Expert Committee on Food Additives – JECFA), administrado em conjunto com a Food and Agriculture Organization (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). A comissão internacional, multidisciplinar, composta por especialistas nas diversas áreas da ciência, foi constituída para proteger a saúde dos consumidores por meio da avaliação de riscos e o fornecimento de informações para os países membros de ambas as organizações, por meio do Codex Alimentarius, forúm internacional de normatização do comércio de alimentos estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Nosso trabalho consiste na analise e fornecimento de  subsídios para a avaliação da segurança de agentes químicos nos produtos de origem animal, considerando os recentes dados científicos, vindos das diversas áreas envolvidas, como toxicologia, microbiologia, biotecnologia e química dos alimentos”, explica a médica-veterinária, que participa há mais de oito anos de reuniões sobre o assunto no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e no Codex Alimentarius.

Para concorrer a uma vaga no Comitê, Górniak conta que foi preciso inscrever-se e passar por uma dura seleção. “Cada país apresentou vários especialistas, que tiveram os seus currículos analisados por membros do JECFA. Após uma avaliação , foram escolhidos os novos membros, que ficarão no posto por um período de cinco anos”, conta.

Feliz por representar o Brasil em um comitê internacional e orientar o Codex Alimentarius no consumo seguro de alimentos, Silvana diz ter um grande desafio pela frente. “Não há dúvidas de que o Brasil será o grande celeiro de alimentos mundial, no entanto, para que sejamos o maior exportador de alimentos é necessário melhor qualificar os nossos técnicos, em todos os níveis da cadeia produtiva dos alimentos de origem animal, para que possamos corresponder às expectativas e nos firmarmos como maior produtor de proteína animal do mundo. Nossa profissão tem um papel de destaque e fundamental neste propósito”, enfatiza.

Relacionadas

Posse_administrativa_gestao_2024_2027 (82)
A imagem mostra o Guia Prático de Maus-tratos a Cães e Gatos em um celular.
Participantes, homens e mulheres do evento, posam para a foto, lado a lado, no palco do auditório.
27.06_Laçamento_guia_zootecnista_MATERIA

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40