Uma ação da Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobema), da Prefeitura Municipal de Jundiaí, no interior do Estado de São Paulo, superou a meta de castração de 200 animais, no domingo (14/04), no bairro Jardim São Camilo. Segundo nota da assessoria de imprensa da Administração Pública, moradores de diversos bairros da cidade aglomeraram-se no dia da ação potencializando o número de procedimentos realizados.
A nota divulgada contava a história de Taís Tonoli, que esteve com os pais na escola municipal EMEB Deodato Janski para levar as cadelas Fafá e Kiara para serem esterilizadas. “Nós temos oito cães em casa, que tem bastante espaço. Mas o tratamento fica muito caro. A última chegou por adoção em uma ONG de Osasco”, explicou a estudante. A mobilização para a ação, realizada geralmente em bairros populares, envolveu uma equipe de 18 profissionais prestadores de serviços, dois agentes comunitários de saúde, dois funcionários da Cobema e dois voluntários.
“É uma medida que não apenas beneficia os tutores dos animais, mas permite um controle ambiental e evita também a disseminação de doenças por cães de rua”, explicou o médico veterinário, Jonathann França Ribeiro, envolvido na ação.
Para ele, a implantação de microchips e cadastramento dos pets em bancos de dados, que foram realizados simultaneamente à cirurgia, são medidas que permitem identificar animais encontrados na rua por meio do cadastro da prefeitura. O procedimento também inibe o abandono, considerado crime, conforme a Lei Federal 9.605/98, passível de pena de prisão.
Fonte:>Notícia Animal