Ministério da Agricultura e Pecuária debate comércio com EUA e Canadá

Os secretários de Relações Internacionais do Agronegócio, Célio Porto, e de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, integram, nesta semana, delegação de altos funcionários do governo brasileiro que irá a Otawa, no Canadá.

Nos dias 10 e 11 de março, eles representarão o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Gerardo Fontelles, em missão organizada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) para retribuir a visita de vice-ministros canadenses ao Brasil, em março de 2009.

As autoridades do Brasil e Canadá tratarão de temas pendentes e de interesse mútuo no comércio agropecuário, como o andamento da análise de risco para febre aftosa em Santa Catarina, único estado brasileiro reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre da doença sem vacinação.

O governo brasileiro tem interesse em abrir o mercado canadense para exportação de carnes bovina e suína in natura. “Como o processo de abertura de mercado em alguns países é extremamente lento, por questões burocráticas, essas conversas bilaterais são importantes para garantir que os assuntos de interesse do Brasil estejam sempre na agenda governamental”, diz Porto.

O comércio das carnes bovina e suína in natura também será tratado, nesta segunda-feira (08/03), pelos secretários brasileiros, com autoridades sanitárias do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), em Washington. Célio Porto lembra que as negociações com os norte-americanos completam dez anos e, embora o processo tenha avançado, a liberação desse mercado ainda depende de uma consulta pública e da aprovação do parlamento norte-americano.

Fonte: Globo Rural (acessado em 08/03/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40