Morcegos entram para lista de animais ameaçados de extinção

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) informou que 20% dos morcegos existentes no mundo correm um sério risco de desaparecer e pediu maiores esforços para protegê-los. “Os morcegos estão desaparecendo em um ritmo alarmante, devido, em parte, à ignorância e desconhecimento dos benefícios que proporcionam”, explicou o co-presidente do grupo de especialistas, Paul A. Racey.

Esses animais, que são o segundo grupo de mamíferos com mais espécies – cerca de 1,25 mil -, realizam uma importante trabalho ecológico no processo de polinização, dispersão de sementes e redução de pragas de insetos.

No México, por exemplo, o morcego Tadarida brasiliensis se alimenta das pragas de insetos que permeiam os cultivos de algodão e tabaco, reduzindo assim as infestações e a quantidade de pesticidas. “Devemos construir uma estratégia para a preservação de morcegos e educar as novas gerações sobre sua importância no ecossistema”, esclareceu Racey.

Os morcegos podem se abrigar na escuridão das cavernas, nos buracos das árvores ou entre folhagens de quase todo tipo, sempre que encontrarem espaço para armazenar comida e uma vara na qual possam dormir pendurados.

Por isso é comum encontrá-los em florestas, onde quase não penetra luz e onde podem achar muitos galhos para repousar durante o dia, embora a UICN tenha informado que o crescente desmatamento mundial está acabando com o habitat natural destes animais.

Fonte: Globo Rural (acessado em 31/10/2011)

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40