MPF quer que vacina antirrábica seja suficientemente testada

Devido às mortes e a outros problemas causados pela vacina antirrábica usada na campanha de 2010, que foi cancelada, o Ministério Público Federal de São Paulo recomendou ao Ministério da Saúde que adote as medidas necessárias para assegurar que as vacinas da próxima campanha contra a raiva em cães e gatos sejam “prévia e suficientemente testadas” pelo laboratório fornecedor e pelo laboratório oficial de controle de qualidade do Ministério da Agricultura.

Segundo o MPF, o objetivo é o de evitar os problemas enfrentados anteriormente, quando foram registrados 217 mortes de animais e sintomas adversos como hemorragia, convulsões e dificuldade de locomoção.

A recomendação também pede a imediata suspensão da próxima campanha de vacinação, caso sejam registradas novamente reações adversas e mortes de animais. “Além de proteger a saúde e o bem-estar dos animais, a medida também tem como objetivo evitar o fracasso de futuras campanhas, com o consequente surgimento de novos casos de uma doença que já se encontrava praticamente erradicada no País”, afirma a procuradora da República responsável pelo caso, Adriana Zawada Melo.

Outra preocupação do MPF é garantir que “sejam adotadas as medidas necessárias para assegurar à população o direito à informação sobre as causas da ocorrência de possíveis reações”.

Fonte: Terra (acessado em 11/01/11)

Relacionadas

CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40