Nefrologia e Urologia Veterinárias são reconhecidas como especialidade

Problemas renais e trato urinário são principais causas de mortalidade entre cães e gatos
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Freepik

Na Medicina Humana, o mês de março é reservado para a conscientização e prevenção das doenças renais, cujos casos vêm crescendo em todo o mundo. Com os animais não é diferente. Por conta disso, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), por meio da Resolução CFMV nº 1142/22, publicada no período, reconheceu como especialidade, a Nefrologia e Urologia Veterinárias.

As áreas são focadas em prevenir, diagnosticar e tratar doenças do trato urinário inferior e rins em cães e gatos, garantindo, assim, a aplicação correta e a entrega segura e eficaz dessas terapias.

“Apesar de não ser um tema debatido com a frequência necessária, este problema também é grave e merece atenção no caso dos animais, uma vez que as complicações ligadas ao rim e trato urinário estão entre as principais causas de mortalidade entre gatos e cães”, enfatiza o médico-veterinário, Marcio Mota, presidente da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CTCPA/CRMV-SP).

O reconhecimento das áreas como especialidade tem por objetivo o estabelecimento de padrões de excelência prática para a avaliação e tratamento “Além de organizar e promover a ciência, educação e inovação levando ao avanço dessas disciplinas por meio de treinamento especializado e certificação”, afirma Mota.

Habilitado pelo CFMV para conceder o título de especialista, o Colégio Brasileiro de Nefrologia e Urologia Veterinárias (CBNUV) já aplicou a primeira prova, no início de abril. “Ainda estamos no processo de correção feita por uma banca composta por três profissionais, selecionados junto à nossa diretoria. Muito em breve teremos notícias em relação aos primeiros especialistas”, afirma o médico-veterinário Luciano Henrique Giovaninni, presidente do CBNUV.

Importância da especialização                              

Receber o título de especialista representa o reconhecimento oficial da formação e habilitação na área e, de acordo com Mota, as repercussões profissionais têm se tornado cada vez mais evidentes com a crescente valorização de títulos pelas empresas e pela sociedade de um modo mais amplo.

“A evolução da Medicina Veterinária tornou indispensável que o profissional busque especialização, seja qual for a sua área de atuação. Com procedimentos tão diversos em áreas distintas, este é o título que garante ao paciente a tranquilidade de ser atendido por alguém preparado eticamente, cientificamente e tecnicamente. É importante sempre a população se informar sobre a qualificação de quem vai cuidar da vida do seu pet”, alerta o presidente da CTCPA/CRMV-SP.

O presidente do CBNUV destaca que a titulação como especialista em Nefrologia e Urologia Veterinárias vem coroar e reconhecer a atividade desempenhada pelos médicos-veterinários que direcionam suas carreiras para a área. “Acredito que, com o tempo, a própria comunidade vai procurar o especialista certificado”.

Reconhecimento e desenvolvimento da área

Giovaninni lembra, ainda, que a possibilidade de certificar a especialidade traz mais responsabilidade. “Enxergo esse processo como uma máquina cheia de engrenagens, em que uma tem que alimentar a outra e é papel do CBNUV manter isso regulado, lubrificado e funcionando. De fato é uma via de mão dupla, nós fornecemos recursos para que o especialista continue se aprimorando, o especialista nos devolve esse aprimoramento e quem ganha é a sociedade.”

 “O título de especialista, reconhecido pelo CFMV, por meio de um colégio/associação, constitui a forma oficial de reconhecer o profissional médico-veterinário com formação acadêmico-científica adequada e apto a exercer uma especialidade de forma oficial. Com o reconhecimento do título, a especialidade ganha caráter oficial, validando e reconhecendo o esforço e conhecimento”, afirma Mota.

No Brasil, o Ministério da Educação estabelece as regras para os cursos de especialização e o CFMV estabelece as normas para a organização das especialidades, portanto, existem vários critérios que devem ser seguidos e alcançados pelas instituições para que culmine com a possibilidade da certificação da especialidade. “Esse é o caminho, o CFMV reconheceu a autoridade do CBNUV e nos forneceu a possibilidade de selecionar, buscar, orientar e organizar os especialistas em Nefrologia e Urologia Veterinárias”, ressalta o presidente do Colégio Brasileiro.

Doenças silenciosas

As doenças do trato urinário são, muitas vezes, silenciosas e, por isso, segundo Mota, é recomendado que todos os animais acima de cinco anos de idade façam check-ups regulares com um nefrologista médico-veterinário, para o diagnóstico precoce de eventuais problemas e o aumento da chance de cura ou controle.

“Em pequenos animais, um nefrologista médico-veterinário e a rapidez no atendimento fazem toda a diferença no prognóstico dos pets. Os especialistas realizam a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de lesões renais agudas; doença crônica dos rins; nefrites; pressão alta; infecções; casos de hemodiálise; diálise peritoneal e transplantes. Na Urologia, os mais comuns são os cálculos renais, ureterais, uretrais e vesicais (bexiga), que acometem cães e gatos de todas as raças”, afirma o presidente da CTCPA/CRMV-SP, destacando, ainda, doenças como infecções bacterianas (cistites, prostatites), hiperplasia prostática, abscesso prostático, incontinência urinária e as neoplasias, que podem atacar o sistema urinário.

Segundo Mota, entre os gatos, os persas são os principais acometidos pela doença renal policística; já no caso dos cães, as raças shih-tzu, lhasa apso, golden retriever e labrador são as que costumam apresentar maiores complicações. “Apesar de a doença renal afetar, frequentemente, os mais idosos – depois dos sete anos de idade – estamos vendo cada vez mais casos clínicos em pacientes jovens. Por regra, três em cada 10 gatos possuem a patologia e, nos cães, um em cada 10”, conclui Mota.

Relacionadas

cão labrador sentado aguardando pessoa colocar ração em seu pote de inox.
Um rebanho de bovinos no pasto
mulher sorridente de casaco brincando com o cachorro.
mulher segurando cachorro preto de porte médio no colo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40