No Conselho Nacional de Saúde, CFMV evidencia importância do médico veterinário para qualidade dos alimentos

Na primeira reunião do ano do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) defendeu a maior participação profissional em fóruns e grupos de discussão responsáveis por criar diretrizes relacionadas à qualidade dos alimentos. O evento faz parte da agenda do Ministério da Saúde e foi realizado nos dias 5 e 6 de fevereiro.

“O médico veterinário conhece e tem a vivência da produção e pode esclarecer e desmistificar informações equivocadas sobre a produção de alimentos”, afirma a representante do CFMV na reunião, Oriana Bezerra Lima. Como exemplo, citou a participação ativa nas oficinas que irão elaborar diretrizes durante a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, que acontecerá neste semestre. Ela também defendeu uma política mais integrada, como exemplo, usando a extensão rural para levar informação ao produtor sobre a produção de alimentos com mais segurança e qualidade.

Ainda durante a reunião, o novo ministro da Saúde, Arthur Chioro, empossado no dia 3 de fevereiro, apresentou seu plano de gestão e pediu espaço, na próxima reunião, para que possa dialogar com os conselheiros e ouvir suas ideias. Também foram discutidos outros programas relacionados ao Sistema Único de Saúde e aprovadas as oficinas regionais para financiamento da saúde.

Fonte: Portal do CFMV.

Relacionadas

Imagem aproximada de uma mão de apicultor segurando uma placa de favo de mel com abelhas pequenas andando sobre a placa.
Imagem com um computador ao centro, em cuja tela aparece as informações sobre a Semana do Zootecnista e uma mulher sorrindo com um celular nas mãos.
Em um curral, o profissional zootecnista, com um tablet na mão, de camisa xadrez, calça jeans e botas, está agachado em frente a um bovino.
Galinhas em marrons em um sistema de produção avícola com gaiolas e comedouros.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40