No Rio Grande do Sul, governo vai intensificar adesão a programas de irrigação e inspeção de produtos de origem animal

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seapa) realizou, nesta quinta-feira (15/08), reunião de coordenadores das Câmaras Setoriais e dos coordenadores regionais da Agricultura. Foi debatida a situação dos municípios gaúchos relativa à adesão aos programas Mais Água, Mais Renda e ao programa estadual de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/Suasa) ou ao SUSAF/RS (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte).

Segundo o secretário-adjunto da Agricultura, Cláudio Fioreze, na questão da irrigação os dados são positivos: já foram protocolados mais de 1,6 mil projetos que visam aderir ao Programa Mais Água, Mais Renda. Já sobre os Sistemas de Inspeção, a partir de agora, os coordenadores regionais passarão a ter atuação mais próxima dos responsáveis técnicos dos municípios para que haja ritmo mais intenso de adesão ao Sisbi e ao Susaf.

Principalmente em função de que o Governo do Estado, conforme estipulado no Plano Safra 2013/2014, vai repassar recursos a cerca de 100 municípios, visando a ampliação do número de solicitações para adesão aos Sistemas. A coordenadora da Divisão de Inspeção dos Produtos de Origem Animal (Dipoa), da Secretaria da Agricultura, Ângela Souza, apresentou planilhas com o quantitativo de municípios com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e dos que passaram por capacitação do SIM, oferecida pela Seapa em parceria com a Famurs.

Atualmente, existem no RS cerca de 280 cidades com Serviço de Inspeção Municipal e em torno de mil a 1,2 mil agroindústrias de produtos de origem animal. Elas estão submetidas à Lei Federal nº 7889/89, que restringe o comércio ao âmbito do município. O objetivo do Sisbi é promover a harmonização e padronização de procedimentos de inspeção de produtos de origem animal entre os serviços federal, estadual e municipal, universalizando-os e permitindo aos SIMs a inserção no sistema e o comércio em todo o País.

No ano passado, entretanto, foi regulamentado o SUSAF-RS, por meio do Decreto Estadual nº 49340/2012, que possui os mesmos objetivos do Sisbi. Porém, concede às agroindústrias registradas nos sistemas municipais, ou consórcios de municípios inseridos no sistema, a comercialização dentro do Estado.

Fonte: Newsletter FarmPoint .

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40