No Senado, CFMV defende a prerrogativa do médico veterinário para o uso de técnicas radiológicas

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) participou nesta terça-feira (17/10) de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal. Na ocasião, foram debatidas propostas de alterações na lei que regulamenta o exercício da profissão de Técnico em Radiologia e que poderiam invadir áreas de outras profissões, como a Medicina Veterinária.

O médico veterinário Benedito Dias, presidente da Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária do CFMV, apresentou aos parlamentares o posicionamento do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

“Existem situações particulares e específicas relacionadas às diferentes técnicas e tecnologias que apenas o médico veterinário tem o conhecimento anatômico, fisiológico e, às vezes, patológico. O médico veterinário deve e necessita, para benefício dos animais e da população, continuar sendo usuário dessas técnicas e tecnologias”, afirmou Benedito Dias.

Benedito Dias ressaltou que a regulamentação de uma profissão, como é o caso em discussão, não deve invadir prerrogativas anteriormente aprovadas, inclusive pelo Congresso Nacional, relacionadas com a Medicina Veterinária. A Lei 5.517/68 , que dispõe sobre o exercício da profissão de médico veterinário, relaciona como privativa do médico veterinário prática da clínica em todas as suas modalidades.

“Apenas o médico veterinário tem a competência legal para desenvolver atividades com animais, sejam eles domésticos, de produção, ou selvagens. O uso de diferentes técnicas radiológicas para diagnóstico inclui-se na modalidade de clínica médica veterinária”, afirmou o representante do CFMV.

O integrante da Comissão Nacional de Assuntos Políticos (Conap/CFMV), Carlos Humberto Almeida, também acompanhou a reunião. A Conap acompanha os projetos de lei de interesse do CFMV no Congresso Nacional. Este projeto é acompanhado de perto pela Conap para que o CFMV possa atuar com posicionamento contrário, garantindo as prerrogativas dos médicos veterinários no tema em questão.

Sobre o PL

O PLS 26/2008, que regulamenta o exercício da profissão de técnico em radiologia, foi aprovado pelo Senado Federal e tramita na Câmara dos Deputados.

Além do Conselho Federal de Medicina Veterinária, a audiência pública também contou com a participação de representantes do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e demais entidades ligadas a essas duas profissões.

O vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, senador Paulo Paim (PT-RS) se comprometeu a negociar com a relatora na Câmara, deputada Carmem Zanotto (PPS-SC), alterações em alguns pontos do projeto e marcar reunião entre a relatora e representantes das profissões envolvidas no debate.

Texto: Assessoria de Comunicação do CFMV.

Relacionadas

Mulher em uma mesa redonda, fazendo anotações em um notebook.
jovens mulheres de jaleco branco máscara trabalhando em um laboratório.
mulher jovem de cabelo preto chanel, uusando blusa branca e calça jeans azul, segura alça da mochila e livro com a outra mão, enquanto sorri para foto.
imagem de rebanho bovino com vaca branca e preta à frente.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40