Uma nova espécie de lagarto foi encontrada na região do Vale do Jaguaribe, leste do Ceará. A descoberta foi reconhecida cientificamente em junho com a publicação do trabalho no periódico Zootaxa, da Nova Zelândia.
Dentro de um projeto maior do Núcleo Regional de Ofiologia (Nurof-UFC), os professores universitários Daniel Cassiano e Daniel Cunha iniciaram, em 2008, uma comparação entre as espécies de lagartos popularmente conhecidos como calango-de-lajeiro.
Na região jaguaribana já foram localizadas um total de três espécies diferentes. Porém, durante a análise, os professores universitários perceberam diversidades em cor e tamanho, além de outras especificidades, em um desses lagartos.
A diferença está na presença, no meio do dorso do animal, de uma única faixa clara longitudinal. Além disso, dentre as espécies do grupo, esta parece apresentar o maior tamanho.
Durante dois anos, entre pesquisa, conclusão e envio dos resultados para revistas científicas, os pesquisadores tiveram a contribuição da coleção da flora do laboratório da Universidade de São Paulo (USP), que enviou duas das três espécies usadas na comparação. Ao final do trabalho, os autores constataram que, em meio a rochas e caatinga, há uma biodiversidade rica nas terras secas cearenses pouco explorada e estudada no Estado.
O novo lagarto foi registrado cientificamente como Tropidurus jaguaribanus, mas, assim como as outras três espécies já existentes, ele continuará sendo chamado e conhecido na região sertaneja como o calango-de-lajeiro.
Fonte: Diário do Nordeste (acessado em 13/07/2011)