Nova funcionalidade do Gedave aumenta controle sanitário de rebanhos

Objetivo é trabalhar para que, em um futuro próximo, caminhe-se para a erradicação tanto da brucelose quanto da tuberculose
Comunicação CRMV-SP

A partir de abril, o sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave) contará com funcionalidade para controle da brucelose e tuberculose. Por meio da plataforma, o produtor poderá cadastrar e acompanhar a situação sanitária de seu rebanho e emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) com a finalidade de reprodução e para eventos de concentração de animais, quando se faz necessário o exame negativo dessas doenças.

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária, a ideia é dar mais agilidade ao produtor e, portanto, tornar o controle de sanidade mais eficaz. “Inclusive, vai eliminar qualquer possibilidade de fraude, como rasuras em data de validade, já que o Gedave é um sistema informatizado da Secretaria da Agricultura e Abastecimento”, afirma Otávio Diniz, conselheiro efetivo e presidente da Comissão Técnica de Equideocultura do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

Para Odemilson Donizete Mossero, vice-presidente do CRMV-SP e presidente da Comissão Técnica de Saúde Animal, a funcionalidade é uma ferramenta a mais no controle das doenças, “além da própria dedicação do produtor em seguir as regras preconizadas pelo serviço oficial de acordo com a legislação, o que garante não só a sanidade de seu rebanho, como a saúde dos humanos que têm contato com esses animais, já que são zoonoses importantes”.

Os dados são lançados e controlados pelas regionais da Defesa Agropecuária e coordenados por médicos-veterinários

(Otávio Diniz)

Erradicação

Segundo a Coordenadoria de Defesa Agropecuária, o objetivo é trabalhar para que, em um futuro próximo, caminhe-se para a erradicação tanto da brucelose quanto da tuberculose. “O controle faz parte da metodologia sanitária implantada dentro do Gedave, mas são doenças de difícil erradicação. O importante é controlar a ocorrência diminuir ao máximo sua incidência dentro do plantel”, ressalta Diniz.

Mossero destaca ainda que os índices de vacinação vêm aumentando a cada ano e, portanto, “estamos numa fase importante do programa, mas precisamos seguir para chegarmos à meta final que é a erradicação”, alerta.

Papel do médico-veterinário

Pivô central de todo o processo, o médico-veterinário é fundamental para o sucesso de qualquer tipo de programa sanitário. “Ele controla a emissão e o recebimento de documentos. Dentro das propriedades produtivas não só do estado de São Paulo, mas em qualquer lugar do mundo, a presença do profissional é imprescindível para que tudo ocorra em concordância com as normas técnicas e legislações”, enfatiza Diniz

Mossero ressalta que o médico-veterinário também é um educador do ponto de vista sanitário. “O profissional deve estar sempre muito bem orientado com relação às regras para transmitir ao produtor e às pessoas envolvidas a forma correta de lidar com essas doenças. Portanto, ele faz parte dessa engrenagem”, conclui.

Capa do Manual de dispensação aparece em um tablet que está sendo segurado por uma mão.
Card-twitter-2---Célia-SP
cattle-930824_1280
Imagem mostra cão passeando.