Nova pesquisa aponta os riscos da obesidade para a saúde dos pets

Para manter o peso saudável, os tutores não devem ceder ao comportamento “pedinte” por alimento e monitorar a quantidade diária fornecida ao pet
Texto: Mars, Incorporated (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Pixabay

Uma nova pesquisa internacional, realizada, entre janeiro e fevereiro, com 5.309 tutores de animais de companhia do Brasil, China, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos, revelou que 54% dos tutores de gatos e cães sempre ou muitas vezes cedem aos apelos dos pets e oferecem mais alimento quando eles “pedem”.

Sendo que 22% dos tutores de gatos e cães muitas vezes oferecem alimento em excesso aos seus animais de estimação para mantê-los felizes e apenas 20% medem a quantidade de alimento que oferecem aos pets. Além disso, 87% dos entrevistados oferecem a quantidade que eles acham que o animal precisa em cada refeição.

Há, portanto, uma compreensão notavelmente pequena da quantidade correta de alimento que cães e gatos precisam ou o que eles devem ou não comer e a maioria dos tutores não faz ideia se o seu animal de estimação está acima do peso ou não. As estimativas sugerem que 59% dos cães e 52% dos gatos em todo o mundo estão acima do peso.

No entanto, na pesquisa, apenas 24% dos tutores de cães descrevem seu animal de estimação com excesso de peso. E quando perguntado se o animal exibia algum dos sinais de excesso de peso, 64% indicaram que seu pet, atualmente, tem pelo menos um sinal de excesso de peso, por exemplo, não ser possível sentir as costelas ou ter afrouxado a coleira.

Vínculo

O forte vínculo emocional entre tutores e seus pets pode ser parte do problema. Muitos tutores expressam carinho por meio da alimentação, o que pode levar o animal a consumir mais calorias do que precisa. Na pesquisa, 59% dos tutores disseram que se sentem recompensados ​​ao alimentar seu animal de estimação e 77% disseram que o animal fica feliz quando recebem alimento.

Infelizmente, muitos tutores não estão plenamente conscientes sobre as consequências do excesso de alimentação para o animal. A pesquisa identificou ainda que 61% dos entrevistados desconheciam que os pets com excesso de peso podem ser suscetíveis a diabetes e doenças ortopédicas.

Peso saudável

“Como os seres humanos, os pets precisam estar com um peso saudável. Esta é uma questão muito complexa, que exige compreensão e empenho tanto dos tutores quanto dos médicos-veterinários”, afirma o Dr. Alex German, professor de Medicina Veterinária da Universidade de Liverpool, no Reino Unido.

Muitas pessoas monitoram seu próprio peso, regularmente, mas 40% não sabem quanto seu cão ou gato pesa e 22% dizem que o animal nunca foi pesado. Já 67% dos tutores gostariam que seu médico-veterinário os aconselhasse mais sobre o peso dos pets e 82% gostariam de ter diretrizes mais claras sobre peso ideal e conselhos para mantê-los saudáveis.

 Alimentação específica

A escolha de um alimento adequado deve ser cuidadosa, já que a alimentação é uma das principais causas do sobrepeso. É fundamental buscar a orientação de um médico-veterinário, que avaliará uma série de fatores para definir a dieta mais precisa para o pet.

Hoje, é possível encontrar, no mercado, um vasto portfólio de alimentos, com opções que atendem as necessidades nutricionais de cães e gatos com tendência ao ganho de peso ou já em tratamento contra a obesidade.

Relacionadas

Matéria
Pessoas sentadas na recepção de uma clínica veterinária. A sala tem paredes brancas e piso de madeira bege, nba frente da imagem 2 cães adultos sentados no chão.
Imagem_cédulaPrancheta 1
Happy weekends, true positive emotions of young joyful woman with cut curly hair having fun with little dog in falling golden tinsels on couch in modern apartment

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br