Nove tartarugas-verde voltam ao mar após receberem tratamento em Guarujá (SP)

Nove tartarugas-verdes foram devolvidas ao mar, nesta sexta-feira (21), em Guarujá, no litoral de São Paulo. Elas foram encontradas em várias cidades da Baixada Santista e receberam tratamento do Instituto Gremar – Pesquisa, Educação e Gestão de Fauna até estarem aptas a voltarem para o habitat natural.

As tartarugas-verdes (Chelonia mydas) foram resgatadas entre os meses de fevereiro e junho deste ano em praias da Baixada Santista. Em sua maioria, as tartarugas-verdes encalharam em praias do Guarujá (Taguaíba, Enseada e Góes) e Bertioga (Enseada, Itaguaré e Guaratuba). Também houve registros em Praia Grande, Itanhaém (Praia do Sonho) e Santos (Ponta da Praia).

Os animais foram submetidos a tratamento no Centro de Recepção e Triagem de Animais Marinhos, no Guarujá, e na Base de Reabilitação, localizada em Itanhaém. Elas apresentavam quadros como suspeita de afogamento, fraturas por interação com rede de pesca ou colisão com embarcações, lesões na pele e, em alguns casos, desidratação.

Todas as tartarugas fizeram exames clínicos detalhados antes do início do tratamento, com atenção também à recuperação da flutuabilidade e alimentação. A maior das tartarugas pesa, atualmente, 13,6 kg. Após exames clínicos realizados nos últimos dias, todos os animais apresentaram plenas condições de retornarem ao seu habitat de origem.

Por volta das 14h, os profissionais do Gremar e vários curiosos participaram da soltura das tartarugas, na praia da Enseada, no local conhecido como Canto do Tortuga. Uma a uma foi colocada na beira do mar pelos veterinários e biólogos e, aos poucos, os animais puderam voltar a viver na natureza.

Fonte: Portal G1.

Relacionadas

09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik
09.08.2024_Justiça reafirma necessidade de registro e RT em uma das maiores empresas produtoras de colágeno bovino no mundo_Freepik
CNP PUBLICIDADE

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40