Novo foco de aftosa é parcialmente confirmado no Paraguai

O Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal paraguaio (Senacsa) confirmou parcialmente ontem (02/01) novo foco de febre aftosa em San Pedro, no distrito de Piri Pukú, depois de testes parciais.

O Paraguai já investiu US$ 1.270.000 no controle do primeiro foco, detectado em 18 de setembro de 2011. Dessa forma, o país poderia recuperar seu status sanitário para exportação em até 18 meses.

O diretor de relações internacionais e comércio exterior do serviço veterinário, Hugo Idoyaga, afirmou que os primeiros testes confirmam parcialmente o novo foco de aftosa. “Até agora, sete amostras sanguíneas em teste rápido deram positivo, mas ainda falta confirmar totalmente todos estes testes com outros resultados”.

Na semana passada, o proprietário dos animais declarou a situação e os sintomas da aftosa e os técnicos do serviço veterinário lhe confirmaram o caso.

De acordo com Idoyaga, o estabelecimento infectado já foi interditado pelo Senacsa, mas, ao contrário do primeiro caso em que 820 animais foram sacrificados, o abate sanitário não será aplicado.

“O sacrifício tinha objetivo de recuperar rapidamente o status sanitário, em aproximadamente seis meses. Mas, com esse novo foco, já esperamos pelo menos 18 meses para pedir a recuperação do status à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”, disse.

A confirmação do segundo foco da aftosa representa mais um prejuízo para a produção pecuária do país, já que as exportações para a Rússia haviam sido recuperadas, exceto da carne produzida no município de San Pedro. Com a volta da doença, não se sabe ainda se a Rússia manterá as importações paraguaias.

Fonte: BeefPoint (acessado em 03/01/2012)

Relacionadas

MATERIA
Cão de pequeno a médio porte nas cores branco e caramelo usando óculos escuros e com o focinho cheirandop um canudo vermelho de um copo transparente com limonada.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br