Nutrição promove impacto na resposta imunológica de cães e gatos

Com alimentação ineficiente, pets podem apresentar quadros de desnutrição
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Freepik
A closeup shot of a cute adorable sad-looking domestic Shih-poo type of dog indoors

Quando o assunto é saúde e bem-estar animal, a relação é intrínseca entre a nutrição e a imunidade, já que há inúmeros nutrientes que afetam, diretamente, a resposta imunológica do organismo. Por isso, é importante que cães e gatos tenham uma alimentação adequada e individualizada, a fim de evitar quadros de desnutrição e, consequentemente, de uma resposta imune ineficiente.

Os efeitos da desnutrição são diversos: redução na produção de anticorpos e no poder fagocitário; danos aos linfócitos T e alteração da síntese de linfócitos; redução do poder bactericida de leucócitos e linfócitos; além de menor produção de imunoglobulinas.

O médico-veterinário e zootecnista João Paulo Fernandes Santos, membro da Comissão Técnica de Nutrição Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), explica que, embora a desnutrição possa acontecer em decorrência de uma doença, ela pode ser a causa da enfermidade quando o alimento oferecido não possui perfil nutricional que atenda às exigências da fase de vida, ou não é fornecido em quantidades adequadas.

“Deste modo, destaca-se a dinâmica interação entre imunidade, nutrição e doença, no qual o médico-veterinário deve ser capaz de avaliar, por meio da anamnese e exame físico, e intervir com prescrição do manejo nutricional adequado para promover a reversão do quadro, para, acima de tudo, prevenir distúrbios nutricionais”, diz.

Suplementos

É possível potencializar os efeitos nutricionais com algumas substâncias, como vitaminas e microminerais, que tem papel importante para a imunidade dos animais, desde que prescritos por um profissional habilitado, em quantidade adequada e respeitada pelo tutor.

 “O selênio tem ação antioxidante, o zinco atua para na replicação protéica, e a taurina (aminoácido) trabalha para o desenvolvimento e equilíbrio das funções do sistema nervoso. Todos eles atuarão para a imunidade do animal, de forma direta ou indireta”, enfatiza Santos.

Necessidades específicas

O médico-veterinário Yves Miceli de Carvalho, presidente da Comissão Técnica de Nutrição Animal do Regional, diz que se deve sempre pensar em ofertar a quantidade de nutrientes necessária para atender a necessidade nutricional específica da espécie.

“Os requerimentos nutricionais de cães e gatos são completamente distintos, o que está diretamente relacionado a particularidades metabólicas destas espécies”, afirma.

Carvalho reforça que é importante que essas particularidades sejam respeitadas, caso contrário, o status nutricional será afetado e acarretará todas as consequências anteriormente citadas ao sistema imunológico.

Relacionadas

Happy weekends, true positive emotions of young joyful woman with cut curly hair having fun with little dog in falling golden tinsels on couch in modern apartment
Cão labrador comendo pedaço de pizza no parque ao lado de mulher jovem vestindo calça jeans e tenis branco.
Cão de pequeno a médio porte nas cores branco e caramelo usando óculos escuros e com o focinho cheirandop um canudo vermelho de um copo transparente com limonada.
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br