“O mundo está de olho no Brasil”, alerta representando do CFMV na Câmara dos Deputados

A declaração feita pelo presidente da Comissão Nacional da Educação Veterinária do CFMV, Rafael Mondadori, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, na terça-feira (1º), foi para justificar a relevância da matéria que contempla o Projeto de Lei nº 5010/2013, do Senado Federal. O dispositivo regulamenta, no Brasil, o controle de material genético animal e as regras para a clonagem. “Somos hoje o maior produtor de proteína animal do mundo. Não podemos permitir que nossas decisões sejam contrárias ao que já existe em outros países sobre o tema”, afirmou Mondadori.

O representante do CFMV acrescentou que a regulamentação da clonagem no Brasil contribuirá para a segurança da aplicação da tecnologia no País. “Com a fiscalização, poderemos garantir que a utilização de material genético seja feita dentro do que exige a legislação brasileira. Isso faz com que o nosso produto seja visto por outros países com confiabilidade”, disse.

Outro ponto abordado por Mondadori foi sobre a quem será atribuída a responsabilidade pela fiscalização da clonagem no Brasil. “O CFMV entende que o ideal é que a lei já defina o Ministério da Agricultura como responsável por fiscalizar, o que o texto atual do projeto não diz”, defendeu. A participação do médico veterinário durante todo o processo de clonagem e utilização de material genético também foi destacada por Mandadori. “Isso garantirá que as regras sobre bem-estar animal e segurança alimentar sejam cumpridas”, afirmou.

A proposta foi debatida em audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação da Câmara dos Deputados. A iniciativa da discussão partiu do deputado federal, Padre Ton (PT-RO), que convidou representantes de diferentes setores para que fossem feitas sugestões ao projeto. “Nós, parlamentares, precisamos do olhar técnico para que a lei seja eficiente naquilo que se propõe”, declarou. Participaram da audiência o representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Vinicius Augusto de Sá; o pesquisador da Embrapa Cerrado, Carlos Frederico Martins; o representante da ONG Terra de Direitos, Silvio Vale; o representante da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), José Olavo Mendes Júnior; e o pesquisador da Embrapa, Rodolfo Rumpf.

Sobre o PL 5010/2013

De autoria da senadora Kátia Abreu (PSD-TO), estabelece critérios higiênico-sanitários, de propriedade e de segurança para a realização da clonagem. Pela proposição, somente o fornecedor devidamente registrado no órgão competente do Poder Público é que poderá desenvolver as atividades de produção, criação e exportação de material genético animal e de clones de animais. Outra providência da matéria é a previsão de controle e identificação de todo o ciclo de vida dos animais clonados, que farão parte de um banco de dados de acesso público. Já a comercialização de clones de animais silvestres nativos do Brasil só será possível com autorização prévia do órgão ambiental competente.

Fonte Portal do CFMV.

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40