CRMV-SP lamenta falecimento do médico-veterinário Aramis Augusto Pinto

Profissional foi presidente da Sociedade Brasileira de Virologia e em seu pós-doutorado, na Inglaterra, desenvolveu estudos sobre diagnóstico de viroses animais, com ênfase em febre aftosa
Texto: Comunicação CRMV-SP

É com enorme pesar que informamos o falecimento, no dia 1º de março, do ex-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia (1995-1996), o médico-veterinário Prof. Dr. Aramis Augusto Pinto, que muito contribuiu para a Medicina Veterinária paulista.

Graduado em 1964 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), Aramis era doutor em Ciências (Microbiologia) pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP).

Possuía Pós-doutorado com estágio realizado no Institute for Animal Health, na Inglaterra, oportunidade em que desenvolveu estudos sobre diagnóstico de viroses animais, com ênfase em febre aftosa.

Durante sua carreira profissional, foi Livre Docente (1978) e Professor Adjunto (1980) pelo ICB-USP, além de alcançar o título de Professor Titular de Microbiologia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (FCAV-Unesp) (1983-1998).

Foi também membro do Comitê Assessor da área de Medicina Veterinária e Zootecnia do CNPq (1991-1993); membro do Comitê de Ciências Agrárias e Veterinárias da FAPESP (2004-2018); membro da Coordenadoria Central de Pós-graduação e Pesquisa da CCPG-Runesp/Unesp (1992-1994); e ouvidor da FCAV-Unesp junto à Runesp (2005-2006).

O Prof. Dr. Aramis recebeu ainda o título de professor emérito da FCAV/Unesp (2011) e, recentemente, foi professor voluntário da faculdade, campus de Jaboticabal. Atuou ainda como membro titular da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (1997-2018) e membro titular da Academia Paulista de Medicina Veterinária (2012).

O CRMV-SP manifesta em nome da Medicina Veterinária Paulista as mais profundas e sinceras condolências, além do sentimento de gratidão pelas inúmeras contribuições do Prof. Dr. Aramis.

Relacionadas

Em uma auditório, mulheres profissionais médicas-veterinárias e palestrantes posam para a foto no encerramento do evento
Um rebanho de bovinos no pasto
mulher segurando cachorro preto de porte médio no colo.
imagem divulgando a palestra orientativa para liberação da cédula profissional é on-line. Na imagem, mulher jovem de cabelos encaracolados na altura do ombro apontando para o texto.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40