OIE confirma caso de Mal da Vaca Louca na Espanha

É o terceiro caso relatado neste ano no país

A Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) confirmou a ocorrência na Espanha de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecida como Mal da Vaca Louca. Segundo o comunicado, é um caso considerado atípico, ocorrido em um animal em uma fazenda em El Sahugo, próximo da fronteira com Portugal, na região de Castilla Y Leon.

O animal infectado era nascido em 14 de junho de 1999. Em 10 de novembro último, um laboratório recebeu uma amostra para confirmar a suspeita de Mal da Vaca Louca. O diagnóstico foi confirmado em 21 de novembro depois da realização de dois testes laboratoriais. A rês já foi sacrificada e foram adotadas outras medidas de controle, como a desinfecção do local.

Não é o primeiro caso de Mal da Vaca Louca relatado na Espanha neste ano. Em março, Organização Internacional de Saúde Animal confirmou a ocorrência com um animal em uma propriedade em Horcajo Medianero, na região de Castilla e Leon.

O relato mais recente até agora tinha sido feito em em 10 de maio, também um caso considerado atípico em um animal de uma fazenda em Camargo, na região da Cantabria, no norte do país.

Texto: Globo Rural.

Relacionadas

Mulher em uma mesa redonda, fazendo anotações em um notebook.
jovens mulheres de jaleco branco máscara trabalhando em um laboratório.
mulher jovem de cabelo preto chanel, uusando blusa branca e calça jeans azul, segura alça da mochila e livro com a outra mão, enquanto sorri para foto.
imagem de rebanho bovino com vaca branca e preta à frente.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40