Operação Semana Santa: fiscalização reprova amostras de peixes por fraude

De acordo com o Ministério da Agricultura, foram coletadas 140 amostras de peixes em 12 estados e no Distrito Federal
Texto: Farming Brasil (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Pixabay

O Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa) concluiu a Operação Semana Santa com a coleta de 140 amostras de peixes, em 12 estados e no Distrito Federal, apontando um índice de 9,3% de não conformidade em estabelecimentos sob a fiscalização do Serviço de Inspeção federal (SIF).

Nos estabelecimentos sob o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o índice de não conformes foi de 55,6%. Índice de não conformidade significa que a espécie de peixe declarada no rótulo não condiz com a amostra retirada da embalagem.

De acordo com o auditor fiscal agropecuário Paulo Humberto de Lima Araújo, os números sinalizam que a fraude é maior neste caso. “Em 2018, inovamos na fiscalização, pois coletamos amostras de pescados fiscalizados pelos estados e municípios, e o índice de não conformidade é bastante elevado”, ”, afirma Araújo.

Amostras de peixes

Segundo informações do Mapa, foram analisadas 77 amostras de DNA de pescados oriundos de empresas nacionais, 20 amostras de empresas estrangeiras, ambas com SIF e com inspeção estadual e municipal, outras 36 amostras, sendo que das últimas, 20 amostras de DNA estavam adulteradas.

As empresas serão notificadas do resultado e adotadas ações fiscais, tanto com relação à destinação dos lotes de pescado implicados, como na imposição de medidas cautelares junto às empresas produtoras. “Neste ano, ampliamos os locais de coleta de amostras e incluímos mais estados, onde anteriormente não havíamos fiscalizado”, conclui Araújo.

A foto mostra um rapaz segurando um cão e ao lados deles está outro rapaz segurando uma agulha.
Mesa com ampolas abertas, seringas agulhadas com conteúdo não identificado, medicações de uso controlado, e equipamentos de uso cirúrgico.
Cão da raça Golden Retriever está deitado e com olhar triste
A foto mostra uma médica-veterinária segurando um tablet. Ao lado dela há um homem com um gato no colo.